TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indivíduo E A Sociedade

Seminário: O Indivíduo E A Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Seminário  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

O indivíduo e a sociedade

A socialização é um processo de interação social, tem o seu início na infância e prolonga-se ao longo da vida. Através da socialização o indivíduo torna-se social, adquire sua personalidade, torna-se um ser pensante, adquirem direitos e deveres, crenças e costumes, e é guiado através do comportamento da sociedade em que está inserido. Nesse contexto, a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referência tornam-se pilares para a socialização desde a infância.

A família é o agente mais importante, pois o indivíduo nasce e convive nesse grupo, mantendo grande influência para a sua personalidade, sua comunicação, seus atos, seus valores e por toda a sua vida. Os pais socializam seus filhos com base no universo em que também foram adaptados, passando seus costumes e conhecimentos para as crianças. Já a escola transmite relações diferentes, pois as crianças passam a ter contato com a burocracia, regras e normas que são aplicadas a todos e que devem ser seguidas.

Com o passar dos anos os grupos de “status” vão sendo formados, desenvolvendo outros valores, tornando mais visível as preferências, identificando-se com amigos, roupas, estilos diferentes do que havia conhecido até então. Os meios de comunicação de massa geram polêmicas, pois as cenas de violência e sexo acabam estimulando a imaginação das crianças e dos adolescentes, por outro lado, há as cenas de preocupações ambientais, que instigam o lado bom de cada um. Outro agente são os grupos de referência, que pode ser descrito como os nossos ídolos, aqueles grupos musicais que gostamos ou aquele jogado de futebol que todo garoto sonha em tornar-se um dia.

Desta forma, fica evidente que um agente complementa o outro, pois todos dão suporte na formação da identidade e personalidade de cada indivíduo, tornando-os assim, seres humanos éticos.

Referências Bibliográficas

• PLT 254: Sociologia Geral – Reinaldo Dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com