TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito e Como Pôr fim Nele

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema impõe, rigorosamente, um padrão a ser seguido. Isso é algo perceptível, claramente detectável, facilmente visível. É como se as pessoas nascessem programadas para seguir um padrão de vida, tendo que ser exatamente como todos os outros, com mesmas ideias, ideologias, conceitos, certezas, hábitos e religiões. A própria denominação do termo “preconceito” já diz tudo. São ideias pré-estabelecidas por alguém ou por toda a sociedade durante a evolução social. Se é que podemos usar o termo “evolução” para referirmos à uma sociedade cheia de preconceitos.

O preconceito existe de diferentes formas, sendo ele inaceitável em suas diferentes faces. Para um preconceituoso, tudo aquilo que for contrário às suas ideologias, é errado, mesmo que não seja considerado algo ilegal. Um preconceituoso está condenado, eternamente, a viver tradicionalmente, como manda o figurino. Isto é, ele não vai arriscar-se em fazer algo novo, por puro medo da rejeição. Pois ele sabe que existem muitos como ele.

Muitas pessoas tornam-se preconceituosas por indução, isto é, são levadas a cometer atos preconceituosos (desprezar os demais, violentar, discriminar, etc.). Pois assim elas conseguem ser iguais ao resto da sociedade. Contudo, ainda existem aqueles que não se curvam diante da ignorância, os que resistem, os que acreditam que possa haver algum modo de viver em harmonia. Esta é a eterna guerra: Tradição contra revolução.

Portanto, nunca sabemos quem realmente está certo, quem tem a razão... É mais provável que todos estejam errados, afinal, ninguém é perfeito, este é o preconceito dentro do próprio preconceito. Aceitar as diferenças é a chave para ser aceito. Ser diferente é normal, mesmo que não seja convencional ou conceitual. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com