O Projeto de Pesquisa
Por: 261704 • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 155 Visualizações
20/09/2014
Projeto de Pesquisa
Toda a pesquisa tem início com um problema
Pesquisa:
É um conjunto de ações, que tem por objetivo a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. Deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança".
No meio acadêmico, é um dos pilares da atividade universitária, e têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.
Pesquisa científica: processo metódico de investigação, onde é necessário recorrer a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. A metodologia da pesquisa pode ser:
Quantitativa: pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
Qualitativa: pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.
A pesquisa se classifica em:
Exploratória: busca constatar algo num organismo ou num fenômeno, envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa.
Descritiva: é o levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática.
Explicativa: explica os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental; onde se envolve algum tipo de experimento, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional; que busca respostas de um grupo social. Histórica; é o estudo do passado, e teórica; é a analise uma determinada teoria.
Papel da Pesquisa Social:
Tem como objetivo a obtenção de respostas para problemas, através da utilização de procedimentos científicos, a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social, que nos dá base para novos conhecimentos no campo social.
Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais:
O profissional de Serviço social tem que possuir um conhecimento em sua área de atuação, realizando o levantamento de dados, objetivando metas, e resolver problemas relevantes na população focada. Para isso é necessário ficar atento às questões sociais, buscando de informação constante, e sempre estando atualizado com a realidade.
Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social:
É através da pesquisa social que se obtém dados estratégicos, fortalecendo o conhecimento necessário na luta contra a desigualdade social, no combate a fome e a miséria entre outros fatores que fazem parte da alçada do nosso trabalho. E tudo isso é possível através do auxilio de uma pesquisa social, pois é nesse processo que se utiliza a metodologia cientifica, permitindo assim a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Dando assim base as práticas profissionais do assistente social.
Em todo processo de pesquisa social, envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório.
Métodos e Técnicas de Pesquisa Social
Para a elaboração de um projeto de pesquisa é necessário muita reflexão e conhecimento. E através da observação, definir a teoria a ser pesquisada. O papel fundamental na pesquisa é sugerir explicações para os fatos, podendo ser a solução para o problema ou não. Antes da elaboração o projeto de pesquisa deve ser planejado, analisando o objeto a ser pesquisado, sua colocação, suas hipóteses, elementos teóricos que podem contar recursos instrumentais disponíveis e etapas a serem percorridas.
Projeto de Pesquisa:
• Tema:
Jovens no mundo das Drogas
• Delimitação do tema:
Consumo de Drogas lícitas e ilícitas entre os jovens
• Problematização:
Quais são os atrativos vistos pelos jovens, no mundo das drogas?
Porque as drogas ilícitas estão cada vez mais acessíveis aos jovens?
Qual a forma mais eficaz de combate?
• Objetivos:
Identificar as faixas de idade do primeiro contato algum tipo de droga - Lícita ou Ilícita;
Identificar o porquê desse primeiro contato.
• Objetivos específicos
Identificar os problemas, para formular futuras ações de prevenção e combate;
• Justificativa:
O projeto de pesquisa “Jovens no mundo das drogas”, foi escolhido devido ao campo de estagio do grupo CAPS - ad (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas), onde foi possível observar que, a faixa etária de usuários da rede esta cada vez mais baixa. Com o objetivo de identificar as origens desse envolvimento com as drogas q vem acorrendo cada vez mais cedo entre os jovens.
• Fundamentação teórica:
Um dos principais fatores que está levando nossos jovens à destruição, a dependência química provoca acidentes, violência e suicídio e doença. Mas quem sofre com tudo isso é a família, cujo lar foi destruído pelo vício de um dos seus membros.
A maioria dos jovens envereda nesse caminho por curiosidade, para diminuir a ansiedade, ou, até mesmo, para esquecer seus problemas.
A curiosidade natural dos jovens é um dos fatores que tem maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. E é nesse período, entre a adolescência e o início da idade adulta que ocorrem os maiores níveis de experimentação relacionados ao seu uso. Causando prejuízos irreparáveis e muitas vezes incontroláveis à vida social, familiar, emocional
...