O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES
Monografias: O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nilciane • 26/5/2013 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 2.126 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NILCIANE RIBEIRO VELOSO
O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES
Porto Velho-RO
2012
NILCIANE RIBEIRO VELOSO
O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social,Política e Econômica do Brasil, Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos do Serviço Social I.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
Porto Velho-RO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 CRACK......................................................................................................................4
2.1 CONSEQUÊNCIAS................................................................................................4
2.2 SINAIS DE DEPENDÊNCIA ..................................................................................5
2.3 HISTÓRIA DO CRACK .........................................................................................5
2.4 RELAÇÕES FAMILIARES .....................................................................................5
2.5 TRATAMENTO.......................................................................................................6
2.6 CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL .................................................................6
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................9
1.INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar uma substância química que causa um efeito desvastador na vida do usuário de drogas.As consequência do uso contínuo da substância química provoca uma série de transtorno como físicos, psicológicos e sociais .
Existem vários fatores que comprovam que o indivíduo está consumindo substâncias químicas como abandono da família, do círculo social, emagrecimento contínuo, extorção de dinheiro e chegam até cometer delitos para sustentar o consumo excessivo do crack.
O crack surgiu nos Estados Unidos, nos bairros pobres e marginalizados, e no Brasil teve o seu apogeu apartir de 1990,inicialmente em São Paulo, o crack é uma droga de fácil acesso, custo acessível e seus usuários são de várias classes sociais .
Existem vários centros de apoio ao usuário ( CAPS – AD), que trabalham para atender os pacientes (usuários), que buscam uma melhor condição de vida atráves de Atividades de grupo e de lazer que se misturam a consultas particulares com psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras.
2 CRACK
É uma substância, preparada a base da mistura da pasta de cocaína com bicabornato de sódio. Para obtenção das pedras de crack também são misturadas à cocaína diversas substâncias tóxicas como gasolina, querosene e até água de bateria. A pedra do crack não é solúvel em água e não pode ser injetada. Ela é fumada em cachimbo , tubo de PVC ou aquecida numa lata. Após ser aquecida em temperatura média de 95ºC, passa do estado sólido ao de vapor.Quando queima, produz um ruído que lhe deu nome. Pode ser misturada com maconha e fumada com ela.
O efeito da da pedra é muito veloz, chega muito rápido ao cérebro causando dependência química rápida com danos,em alguns casos o crack pode levar o usuário até a óbito em pouco tempo de uso. Os efeitos causados pelo o consumo do crack são: taquicardia, hiopertensão,taquipnéia e hipertemia( dilatação das pupilas), tensão muscular, tremores e suor intenso.
2.1 CONSEQUÊNCIAS
Podemos dizer que o consumo do crack, causa um efeito devastador para o usuário como físicos, psicológicos e sociais.
• Físicos – Causa danos nos pulmões dores fortes, bronquite, asma, aumento da temperatura do corpo com o risco de acidente vascular cerebral, destruição de células cerebrais e degeneração muscular, o que confere aquela aparência esquelética do usuário, inibição da fome e insônia profunda;
• Psicológicos – Depressão, ansiedade, agressividade, diminuição de interesse sexual,o uso frequente de das drogas acarreta delitos para obtenção de dinheiro, venda de objetos pessoais e familiares,e até a prostituição, tudo para sustentar o vício.
• Sociais – Abandono do trabalho, , estudo ou qualquer outro interesse que não seja a droga, acaba
...