O que é educação popular?
Tese: O que é educação popular?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MiriamHolz • 21/10/2014 • Tese • 325 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Carlos Rodrigues Brandão. “O que é educação popular”- Ed. Brasiliense, 2006.
Tópicos retirados dos capítulos 2 e 3: ” O trabalho de democratização do saber escolar” ( A educação popular como ensino público) e “O trabalho de libertação através da educação popular” ( A educação popular como educação das classes populares).
” O Trabalho de democratização do saber escolar”
( A educação popular como ensino público)
Algumas concepções de Educação Popular:
- Como alguma modalidade agenciada e profissional de extensão dos serviços da escola a diferentes categorias de sujeitos dos setores populares da sociedade, ou a grupos sociais de outras etnias, existentes nela ou a sua margem.
- Educação escolar estendida ao povo.
- Fernando de Azevedo (“A Cultura Brasileira”, pg. 15) associa o ensino escolar dos jesuítas como o embrião de uma educação popular no Brasil.
- Corporações de ofício - Programavam a aprendizagem sistemática de todos os ofícios embandeirados, estipulando que todos os menores ajudantes devessem ser aprendizes, a menos que fossem escravos. Determinavam o número máximo de aprendizes por mestre, a duração da aprendizagem, os mecanismos de avaliação, os registros dos contratos e outras questões. (Luís Antônio Cunha “Aspectos sociais da Aprendizagem de Ofícios manufatureiros no Brasil Colônia” 1978).
- Iniciativas que desencadearam o surgimento, nas primeiras décadas do séc. XX o advento do ensino escolar oficial.
- É associado aos movimentos civis e lutas pela democratização do ensino que o nome educação Popular aparece com aspas em Celso de Rui Beisiegel (Estado e educação popular, pp. 34-58).
- Apenas após da Primeira Guerra Mundial, a partir de 1920, é que acontece entre nós o que se poderia chamar de uma luta ampla em favor de uma primeira educação popular [...] é comum educadores e estudioso9s chamarem o que aconteceu entre os anos 20 e 40 de “entusiasmo pela educação”.
“Mesmo em graus elementares, a escola pública é deficiente e deixa ainda à margem de uma educação escolar adequada um número muito GRANDE e PERSISTENTE de crianças e adolescentes pobres.”
...