OS FENÔMENOS SOCIOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS
Por: Hulda Caroline • 14/11/2017 • Dissertação • 2.764 Palavras (12 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
HULDA CAROLINE DE PASSOS SOUSA
FENÔMENOS SOCIOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS
LAVRAS, MG
2017
HULDA CAROLINE DE PASSOS SOUSA
FENÔMENOS SOCIOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS
Trabalho apresentado à disciplina de Ética Geral e Profissional do Curso de Administração das Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, como requisito parcial de avaliação para o 1º semestre.
LAVRAS, MG
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
ANALISE 1 2
Terceirização do trabalho 2
ANÁLISE 2 4
Desigualdade de gênero: mulheres no mercado de trabalho 4
ANÁLISE 3 6
Inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos alguns fenômenos sociológicos que vem ocorrendo, mais especificamente no Brasil, fazendo uma análise de alguns fenômenos. Fenômenos esses que interferem na vida de cada cidadão.
O primeiro tema a ser analisado é a terceirização do trabalho, terceirização ocorre quando uma determinada empresa, entrega serviços não essenciais para outra empresa, a terceirização não é um assunto antigo no brasil, porém com o aumento do desemprego, viu-se a necessidade de criar trabalho, e assim uma nova lei sobre a terceirização foi implantada, e um dos objetivos da terceirização é gerar mais vagas de emprego.
O segundo tema trata-se da desigualdade de gênero, as mulheres sempre foram vistas como seres inferiores, que só serviam para procriar, desde a antiguidade, não podiam buscar conhecimento, nem saber sobre arte e ciências, mas no fim do século 19, as mulheres deixaram de ter medo, e começaram a protestar lutando pelo seus direitos, e hoje as mulheres são vistas com outros olhos pela sociedade.
No terceiro tema, analisaremos as dificuldade de pessoas portadoras de necessidades especiais, ao tentarem se incluir na sociedade e também no mercado de trabalho, sofrem muito preconceito, a Lei de Cotas foi criada com o objetivo de incluir essas pessoas no mercado de trabalho, e hoje em dia muitos portadores de deficiência tem a oportunidade de trabalhar, e se realizam, pois se sentem uteis na sociedade e na empresa.
ANALISE 1
Terceirização do trabalho
Terceirização se dá quando, uma empresa contrata, uma empresa que trabalha com prestação de serviços, em geral serviços específicos como, limpeza e segurança. É entregar a terceiros serviços não essenciais. As empresas que contratam terceirizadas, gastam menos, pois não precisam se preocupar em pagar os direitos trabalhistas à seus funcionários. Quem arca com essas despesas, sãos as empresas que terceirizam seus serviços.
No Brasil, empresas terceirizadas não são novidade, porém anteriormente existia algumas restrições, uma delas era a proibição da terceirização para atividade fim, sendo permitida a terceirização só em atividade meio, ou seja atividade que não são o intuito principal da empresa. Um exemplo, é um banco, onde é necessário segurança, se pararmos para observar veremos, que o uniforme dos seguranças não são iguais aos das pessoas que trabalham no local, mas é da empresa que presta o serviço.
No ano de 1988, o Brasil estava sob o governo de Fernando Henrique Cardoso, o qual criou uma lei de terceirização, onde o trabalho terceirizado, poderia ser realizado em qualquer atividade da empresa, exceto atividade de carreira, como a atividade policial. Essa lei foi aprovada em 2000, em 2003 Luiz Inácio Lula da Silva pediu a retirada da mesma, e o projeto ficou guardado. Porém no início deste ano, no dia 22 de março de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto. O atual presidente do Brasil, na mesma semana, no dia 31 de março, sancionou a Lei da Terceirização.
A terceirização do trabalho, tem como um dos objetivos, minimizar o desemprego no Brasil, que chegou a uma taxa de 13,7%, nos primeiros três meses deste ano, são aproximadamente 13,5 milhões de brasileiros sem emprego. Esse objetivo será de fato alcançado? O Brasil vem enfrentando uma forte crise, desde 2015, quando Dilma Rousseff era presidente, a taxa de desemprego vem aumentando de 2015, muitas famílias sofreram descendência de classe e perderam sua estabilidade financeira, como consequência de uma crise cada vez mais crescente e alto índice de desemprego.
A princípio, o objetivo da terceirização é bom, porém existe uma divergência de opiniões, por um lado alguns acreditam, que a terceirização trará mais vagas de emprego, fazendo com que a taxa de pessoas sem ocupação diminua, pois a terceirização promete mais praticidade, tendo em vista que os contratos de trabalho são menos burocráticos.
Por outro lado, a terceirização pode trazer a precarização dos serviços. Precarização das condições de trabalho, pode ser um dos impactos da terceirização, pois empresas terceirizam seus serviços, visam os lucros, não garante a estabilidade, não valorizam a qualidade de vida de seus funcionários, falta transparência e fiscalização, isso faz com que essas empresas deixem de pagar os direitos trabalhistas como, 13º salário, hora extra, férias, multa rescisória e não recolhem o FGTS (Fundo de Garantia).
De acordo com um estudo, feito pela CUT (Central Única de Trabalhadores) e o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), terceirizados trabalham, por semana, em média três horas a mais que trabalhadores que trabalhadores contratados diretos, sofrem acidente de trabalho com mais frequência, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o salário de terceirizados são menores, ganham 17% a menos que os contratados direto.
A terceirização a princípio pode ser uma saída, porém pode piorar os problemas. Cabe aos brasileiros lutarem por seus direitos, como um ditado que diz “o povo unido, jamais será vencido”. Esperemos que a situação melhore, mas sempre fazendo nossa parte.
...