Os Argonautas do Pacífico Ocidental
Por: Pietro Lotti • 2/2/2022 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
Introdução, Os Argonautas do Pacífico Ocidental.
Malinowski na introdução do livro, trata da sua abordagem metodológica, o autor resolve não se envolver com os residentes brancos da ilha, primeiramente ele ficou reunido com alguns grupos de nativos ao seu redor e tentando se envolver em conversas. No entanto, esse tipo de abordagem não teve muita efetividade a princípio por limitações linguísticas, onde o autor evidência o uso de um inglês mais simplificado chamado de pidgin. Em seguida ele tenta usar outra abordagem, tentando adquirir os nomes e conceitos de vários itens e materiais da aldeia junto de certos dados com as suas respectivas histórias. Criar as condições necessárias para obter o ponto de dos nativos e naturalizar sua presença, para que o antropólogo não interfira ou cause constrangimento pela sua presença é um dos pilares principais para o observador.
Assim Malinowski começa a coletar dados concretos, como o censo das aldeias, escrevendo mapas das genealogias familiares e das relações de parentesco. O autor ressalta sobre a importância de relatar as condições da etnografia, no que Malinowski chama de “honestidade”, evidenciando o processo de coleta das informações obtidas. Segundo ele, as informações devem ser descritas de maneira clara e honesta, podendo o leitor construir uma imagem o mais fiel possível à realidade estudada, se desprendendo de estereótipos e ideias pré-formadas acerca de certa sociedade ou cultura.
Malinowski no fim da introdução, ressalta sobre o processo da coleta de opiniões dos nativos na pesquisa de campo cientifica. Depois de coletados os dados da rotina e vida cotidiana, o antropólogo deve registrar a interpretação dos nativos sobre todos estes elementos coletados, pois todo hábito é referente a tradições e costumes. Assim, um trabalho etnográfico deve possuir um esquema de organização da tribo e da sua cultura de maneira clara e objetiva, evidenciando os processos e as dificuldades nas coletas de cada um dos dados obtidos, e possuir as narrativas da própria percepção ou interpretação dos nativos sobre os elementos de sua cultura e sociedade da maneira mais objetiva e fiel possível.
...