PEC Domesticas
Dissertações: PEC Domesticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Abspinato • 13/5/2014 • 2.633 Palavras (11 Páginas) • 264 Visualizações
4. A Motivação para Trabalho
De acordo com as duas teorias de Frederick Herzberg, as quais, ele considera importantíssima na questão da motivação no trabalho, e que elas devem fazer parte das políticas motivacionais dentro das empresas, e que são necessários para incentivar aquilo que de mais valioso dentro de qualquer empresa, que é sem dúvida estamos o capital humano no ambiente de trabalho.
A primeira categoria é constituída de dos fatores de higiene ou de manutenção, por descreverem o ambiente humano e servirem a função básica de impedir a insatisfação com o trabalho.
A segunda categoria foi denominada de fatores de motivação, por parecerem eficientes pra motivar as pessoas para realizações superiores.
Nada seriam as empresas sem os funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.
Pequenas ações podem ser realizadas dentro de uma organização, que podem ter grandes resultados de acordo com o tipo de investimento e prática utilizada. Quando falamos de Endomarketing, precisamos entender que essa ferramenta não serve apenas para jornais, informativos e murais, vai muito além da comunicação escrita. O Endomarketing também engloba diversos eventos, que podem ser ações motivacionais focadas na melhoria do clima, produtividade, qualidade de vida e desempenho do colaborador.
Seja você profissional de recursos humanos que irá implantar em toda empresa, ou o gestor que irá aplicar em seu departamento, pequenos detalhes fazem a diferença na atração e motivação do funcionário.
Lembrete de datas comemorativas oficiais do calendário: Páscoa, Natal, Dia das mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do amigo, etc.
Nunca se esquecer do aniversário do colaborador: uma data importantíssima a ser lembrada.
Lembrar-se das datas que fazem parte da história da empresa: aniversário da empresa, mudança de sede, aumento da equipe.
Se baseando nos eventos citados anteriormente muitas ações podem ser feitas, com por exemplos:
Café da manhã especial, almoço diferenciado ou jantar comemorativo.
Presentes perolizados como adesivo, botton, caneca, canetas, agendas, cadernos, pen drive, etc.
Fazer uma camiseta que registre algum momento festivo ou ação a empresa está realizando.
Dinâmicas de grupo em encontros, muitas vezes servem como ações motivadoras se bem empregadas, discutidas no contexto e aplicadas com alguma outra ação.
Lembrando que não devemos esquecer que outras ações como benefícios, processos de comunicação e feedback, sorteio de uma viagem ou vale presente, entre outras subsistemas de recursos humanos, são fundamentais.
O conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordens fisiológicas, intelectuais ou afetivas, os quais agem entre si e determinam a conduta de um individuo, despertando sua vontade e interesse para uma tarefa ou ação conjunta.
Motivação é um processo que acontece de dentro pra fora. Ou seja, depende de cada indivíduo deseja, do que o motiva a comprar, a trabalhar, a vender etc.
Um plano de motivação precisa antes de tudo direcionado. É preciso saber qual a meta a ser atingida com a ação motivadora. Quando vamos implementar um plano de motivação para uma equipe de vendas, precisamos conhecer a equipe, saber o que motiva cada indivíduo e saber que um pode ser motivado por dinheiro e outro não. Motivar é uma forma de mudar a atitude de um indivíduo através de um estímulo. Para mudar uma pessoa, você precisa saber quais são os seus ideais, planos de vida etc.
Dinheiro é sim um fator motivacional para equipe, mas não é o único e depende do quanto as suas necessidades, respeitando a escala, foram saciadas. Existem outras formas de motivação melhores, como treinamentos, palestras, prêmios e metas.
Para Maslow as pessoas buscam o crescimento pessoal e seu autodesenvolvimento. As primeiras necessidades a serem supridas, são as necessidades fisiológicas, relacionadas à sobrevivência. Na sequência tem-se as necessidades de segurança relacionadas a perigo externo; as necessidades sociais, relacionadas ao pertencimento a um grupo; as necessidades de estima, relacionadas ao status e valorização social; e as necessidades de auto realização, relacionada ao aperfeiçoamento continuo.
Maslow define uma hierarquia das necessidades humanas. Em ordem crescente que começa na base da pirâmide e terminam no topo, as necessidades são numeradas em ordem crescente, das básicas (base) às avançadas (topo).
. Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
. Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
. Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos, tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
. Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos.
. Necessidades de auto realização, em que o indivíduo procura torna-se aquilo que ele pode ser: “O que os seres humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser fiéis à sua própria natureza!”.
As metas podem ser inteligentes e desafiadoras, mas devem ser possíveis;
Deixe sempre que cada um encontre sua forma de chegar, ou seja, seu caminho;
Acompanhe a equipe constantemente, ouça e dê feedback da performance geral e individual;
Dinheiro é importante, mas um elogio público pode ser mais valioso para o funcionário;
Tenha regras claras e transparentes;
Ofereça uma forma de o vendedor procurar ajuda especializada (um consultor externo, professor etc.);
Integrar os membros da equipe e lhes proporcionar um ambiente harmonioso para plena satisfação na realização do trabalho diário.
...