PROJETO DE PESQUISA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NAS ESCOLAS
Por: luvalentini • 14/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.093 Palavras (9 Páginas) • 724 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO II
GABRIELA COSTA
LUCIANA VALENTINI
TAINARA ZANATA
PROJETO DE PESQUISA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NAS ESCOLAS
Projeto de pesquisa apresentado junto Disciplina de Pesquisa e Educação II, Curso de Pedagogia, sob Orientação do professor Delcio Antônio Agliardi, em colaboração com a professora Lezilda M. Teixeira, - Universidade de Caxias do Sul – semestre 2015/2.
Caxias do Sul - RS
2015
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO II
Período: março a julho de 2015.
- TEMA
A escola democrática que queremos
2.1. Delimitação do tema
A gestão democrática escolar e suas implicações para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas.
2.2. Problema
Considerando a importância de estudar a gestão democrática que queremos sugerimos o seguinte problema:
Como a direção da escola exerce a liderança a fim de garantir a participação da família na escola de educação básica?
- HIPÓTESES
I- A família na opinião da gestão escolar contribui para obter uma melhor perspectiva de vida, direcionando a uma construção de conhecimentos cada vez mais ampla e rica para o desenvolvimento na educação como parte de aperfeiçoamento.
II- Os professores promovem trabalhos de forma interativa na escola como questões que envolvem relações familiares.
- OBJETIVOS
Abordar a importância da gestão democrática escolar através da observação participante, a fim de conhecer o papel da família tanto nas práticas educativas como no ambiente escolar.
Buscar conhecer as evoluções e inovações que a escola propõe em relação á pratica educativa e no que elas ajudam no desenvolvimento dos alunos, através da participação ativa dos pais, alunos, professores e comunidade.
Buscar conhecer através do estudo de caso, de que maneira a escola visa a participação da família no ambiente escola.
Instigar a proposta da pratica educativa da gestão escolar, como forma de aproximação e relação da escola com a família, observando de que forma está relação e parceria vem interferindo e contribuindo no processo de formação dos alunos;
- JUSTIFICATIVA
A intenção de se desenvolver uma investigação na área da gestão escolar que justifica-se em compreender e conhecer a importância e os benefícios que a escola democrática que queremos, pode na prática, oferecer auxilio no desenvolvimento dos alunos.
A escola sendo uma instituição de conhecimentos sistematizados, segundo Freire (2011) compreender que “ensinar não é transferir conhecimentos é aprender a construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco à aventura de espírito, é ter a realidade presente aos seus conhecimentos”, não tem sofrido ao longo dos tempos transformações radicais quanto aos métodos de ensino tradicionais. Na sociedade moderna a velocidade com que as informações são processadas e colocadas à disposição da população faz com que sejam criadas a todo o momento novas formas de apresentação e armazenamento do que é transmitido. Na escola, o que se tem notado é a sua passividade diante das transformações da realidade com o que a sociedade tem provocado.
Por isso, a justificativa de se desenvolver um estudo nessa área, para ressaltar a importância de mostrar que a família vai além de cuidar dos sujeitos, expandindo as idéias e os interesses dos alunos na participação da escola que pode ou tem o interesse de apresentar, além das atividades diárias curriculares.
Mas estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje, têm acesso ao mundo com muito mais eficácia e rapidez que ontem. E qual seriam realmente as vantagens e desvantagens dessa interferência da família na escola em nossos dias? Como podemos interferir para que a participação de alunos, pais e comunidade se torne mais ativa nas atividades escolares? As recordações da Educação nos dizem que, educar não é adestrar, nem governar informações para um indivíduo e sim servir como mediador desse processo.
Este projeto de estudo de caso na pesquisa qualitativa em educação participante pretende apresentar alguns indicativos e ideias que possam orientar a otimização dessa aproximação dos estudantes e da comunidade na educação em uma forma geral. Nessa nova Sociedade do Conhecimento, não podemos descartar a educação formal que se sistematiza na instituição escolar, ainda que, as pessoas, sejam bombardeadas por incontáveis informações em uma velocidade cada vez maior pelos mais diversos meios de comunicação.
- METODOLOGIA
Nesta pesquisa serão analisados textos indicados pelos professores nas disciplinas do curso de pedagogia, o qual estamos realizando, que abordam a importância da gestão democrática escolar através da observação participante e aplicação de questionário direcionado a gestão escolar. As famílias possuem papel fundamental nas práticas educativas, assim pretendemos mostrar quais benefícios as famílias proporcionam na construção do conhecimento dos sujeitos.
Esta pesquisa será desenvolvida também com estudo de caso, que consiste em contextualizar seu delineamento como metodologia de investigação, aplicação na pesquisa em educação e do estudo de autores reconhecidos, sempre se valendo destes autores para construção e esclarecimentos dos subsídios teóricos onde serão analisados dados observados dos eventos propostos pela escola.
...