PROJETO SOBRE A SECA NO SERTÃO
Por: kkk_souza • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 236 Visualizações
GOVERNO DA PARÍBA[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
6ª GERENCIA REGIONAL
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CÔNEGO MACHADO
AVANÇOS E DESAFIOS NA CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO
PASSAGEM
2013
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CÔNEGO MACHADO[pic 3]
AVANÇOS E DESAFIOS NA CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO
Este projeto foi apresentado junto a Secretaria de Educação da Paraíba para a obtenção do Prêmio Escola de Valor
PASSAGEM
2013
ÍNDICE[pic 4]
- INTRODUÇÃO......................................................................................... 4
- JUSTIFICATIVA....................................................................................... 4
- OBJETIVO GERAL.................................................................................. 4
- OBJETIVO ESPECÍFICO......................................................................... 4
- METODOLOGIA...................................................................................... 5
- RECURSOS HUMANOS.......................................................................... 5
- RECURSOS MATERIAIS........................................................................ 5
- DESENVOLVIMENTO............................................................................ 6
- CONCLUSÃO........................................................................................... 7
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 7
AVANÇOS E DESAFIOS NA CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO[pic 5]
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CÔNEGO MACHADO
RESUMO: Esse projeto tem como objetivo buscar fatos e experiências em todo mundo que possam contribuir para os avanços, mostrando novas soluções e atitudes que ainda podem ser tomadas para amenizar os prejuízos que a seca vem causando nos últimos anos, mostrar a realidade da população e enfatizar que já está sendo feito para nos auxiliar nesse sentido. A metodologia utilizada foi através da abordagem dos temas em sala de alua, trabalhando com os alunos durante o período de aproximadamente um mês, com o auxilio dos professores e de todo o corpo docente da escola, seguido de um dia de exposição dos trabalhos, aberto aos membros do toda comunidade não só escolar, mas também fora dela. Conclui-se que uma educação de qualidade só será possível através da interação do cotidiano dos alunos para dentro da sala de aula, assim transformando a escola em um ambiente mais real e agradável que atrai e ajudar a construir cidadãos mais conscientes e dispostos a contribuir para o desenvolvimento da nossa região.
PALAVRA-CHAVE: EDUCAÇÃO E SECA
SUMMARY: This project aims to seek facts and experiences that everyone can contribute to the progress, showing new solutions and attitudes that can still be taken to mitigate the damage that is causing the drought in recent years, show the reality of the population and emphasize what is already being done to help us in this regard. The methodology used was by approaching the issues in alua room , working with students during the period of approximately one month , with the help of teachers and the entire school staff , followed by an exhibition of the work day , open to all members of the community not only school , but also outside it . We conclude that a quality education can only be achieved through the interaction of students' everyday lives into the classroom, thereby transforming the school into a more real and enjoyable environment that attracts and help build citizens more aware and willing to contribute to the development of our region.
KEYWORD: EDUCATION AND DRY
- INTRODUÇÃO
Ensinar um aluno não se resume nos conhecimentos passados apenas dentro de sala de aula, o dom de ensinar deve ser respeitado e desenvolvido em todos os lugares possíveis e até impossíveis de se imaginar, pois o conhecimento está por toda parte, todas as experiências são válidas para o aprendizado. Poder participar e auxiliar a descoberta dos alunos é uma tarefa difícil, porém recompensadora, não existe preço para um olhar atento e curioso de quem está descobrindo um novo mundo cheio de novas oportunidades e chances de crescer adquirindo mais e mais conhecimento. Abrimos esse leque de informações de inúmeras formas, através de uma gota d’água, ou até mesmo na ausência dela.
O Projeto Avanços e Desafios da Convivência com a Seca no Semiárido, trás para os nossos alunos essa realidade, que é tão presente no nosso cotidiano, vivemos uma das estiagens mais severas da nossa história e que está prejudicando de maneira considerável a vida do povo nordestino, queremos fazer com toda a comunidade escolar e fora dela, se mobilize em prol de aprender a conviver com seca e possa vencer os desafios impostos por ela avançando para um futuro cada vez melhor.
- JUSTIFICATIVA
Uma educação plena e de qualidade só é possível por meio da interação entre o mundo dentro e fora da sala de aula. Trazendo os problemas do cotidiano para uma discursão interna bem mais abrangente, é possível transformar aquela aula “chata”, em algo inovador e entusiasmante e deixar nossos aprendizes muito mais abertos para discutir e entender os conceitos vivenciados pelos mesmos no seu próprio dia-a-dia.
Por ser um fato que nos atinge diretamente, escolhemos trabalhar em nosso projeto o tema da seca, pois é de extrema importância entender que não se pode combater a estiagem, mas é nosso dever como nordestinos, desenvolver estratégias e soluções para que a cada ano, esse período possa nos prejudicar cada vez menos e que num futuro não tão distante, não nos impeça de crescer e se devolver.
É trazendo essa realidade para o contexto escolar que contribuímos para a criação de cidadão mais consciente e disposto a mudar a realidade da sua região.
...