TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ÉTICO POLÍTICO DE SERVIÇO SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993

Projeto de pesquisa: PROJETO ÉTICO POLÍTICO DE SERVIÇO SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O projeto político do Serviço Social e a proposta defendida pela categoria observam a relação entre eles e o código de ética de 1993, vem cada vez mais aprimorando e seguindo uma diretriz favorável aos anseios do profissional.

O Serviço Social experimentou no Brasil um enorme processo de renovação desenvolvendo-se na teoria e na prática.

O projeto ético-politico, implica no compromisso com a competência, com base no aperfeiçoamento intelectual do assistente social. O projeto deixa explícito que o desempenho ético-politico só se potencializará se o corpo profissional articula-se com os segmentos de outras categorias profissionais que compartilham de propostas similares.

Desde o primeiro código de ética na década de 30, até o código vigente, isto é, o código de 1993, trilha-se uma direção que procura atender aos anseios dos profissionais, aumentando seus direitos e deveres, enquanto assistentes sociais.

O PROJETO ÉTICO POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL E O CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993

O Projeto Ético – politico é uma discussão recente para o Serviço Social no Brasil, que deu inicio a partir da transição da década de 70 para 80, querendo dar fim ao conservadorismo profissional.

A construção do projeto ético-político do Serviço Social cita valores e normas para o comportamento dos profissionais, suas praticas interventivas já atuando sobre as conquistas dos direitos sociais.

Praticas em garantias dos princípios de liberdade, defesa dos direitos humanos e justiça social, se representam na busca pela ruptura da alienação burguesa contra a sociedade e a classe trabalhadora.

Os assistentes sociais, como profissionais viabilizadores dos direitos e serviços sociais elaboram e programam politicas públicas além de executá-las, essa categoria visa cada vez mais seu aprimoramento profissional e a participação dos participantes em decisões institucionais.

Esse projeto propõe a atuação de uma nova ordem social, como reivindicado durante a construção do código de ética profissional de 1993, que surgiu em meio ao processo de globalização, expansão de credito, consumismo, alta taxa de juros e como consequência a pobreza e a miséria.

Diante de uma desigualdade social provocada pelo capitalismo, os assistentes sociais em seus encontros e seminários, pautam como tema principal a ética na politica.

A luta pela democracia com a construção de um novo ethos profissional e concepções marxista, debatem em uma constante ruptura com o conservadorismo presente na profissão.

Conclusão

Conclui-se que com a construção do projeto político do Serviço Social e com o código de ética de 1993, os profissionais desta categoria atuam democraticamente e sob pluralismo, para a defesa e a garantia da liberdade e dos direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com