Pec Das Domesticas
Artigo: Pec Das Domesticas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: petrolli • 26/9/2013 • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 8
2.1.1 Planejar 8
2.1.2 Organizar 8
2.1.3 Comando 8
2.1.4 Coordenação 9
2.1.5 Controle 9
2.1.6 Henri Fayol e Sua Obra 9
2.1.7 Principais mudanças ao longo do tempo 10
3 PATRIMÔNIO 11
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 12
5 ANÁLISE DE MERCADO 16
5.1 Monopólio 16
5.2 Concorrência Imperfeita 17
5.3 Oligopólio 17
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 18
6.1 A Demanda de Mercado 19
6.1.1 Conceito 19
6.1.2 A Lei Geral da Demanda 19
6.1.3 Efeito Substituição 20
6.1.4 Efeito Renda 21
6.1.5 Distinção entre demanda e quantidade demandada 22
7 ESTRUTURAS DE MERCADO 23
7.1 Concorrência Pura ou Perfeita 23
7.2 Oligopólio 23
7.3 Monopólio 24
7.4 Concorrência Monopolista 24
8 A CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 26
9 CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar, em termos simples, a relação da contabilidade com a gestão empresarial e administrativa, bem como sua relação com equilíbrio de mercado.
Abordaremos a importância das informações contábeis, que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões, e sua importância para o processo administrativo como um todo.
Também serão abordados alguns aspectos de mudança ao longo do tempo, esses influenciam e podem afetar e melhorar o desempenho das empresas.
No campo social, procuraremos discorrer, de forma sucinta, sobre alguns aspectos relevantes para o profissional contábil, bem como algumas das contribuições necessárias e imprescindíveis da responsabilidade social.
2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
A função administrativa na visão de Fayol não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativa. Isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.
Fayol decompõe o ato de administrar em: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
2.1.1 Planejar
Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
2.1.2 Organizar
É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
2.1.3 Comando
Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
2.1.4 Coordenação
Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.
2.1.5 Controle
Verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.
2.1.6 Henri Fayol e Sua Obra
Henri Fayol (1841 – 1925), o Fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris , vivendo assim as conseqüências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.
Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera , foi promovido a gerente aos 25 anos e para Diretor Geral em 1888 com 47 anos, se aposentou em 1918, durante esse período salvou sua industria da falência.
Fayol expôs sua Teoria da Administração em seu livro Administration Industrielle et Générale , publicado em 1916. Suas idéias também foram divulgadas por Gulick e Urwick .
Nos últimos anos de sua vida, Fayol voltou-se para a administração pública, estudando os problemas
...