Pesquisa sobre Paulo Freire
Por: VidaR • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.963 Palavras (12 Páginas) • 364 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais[pic 1]
Faculdade de Educação
Licenciatura em Educação do Campo
Área: Ciências Sociais e Humanidades - CSH/2015
Disciplina: Análise da prática pedagógica II
Professor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
Discente: Viviane Ribeiro Aguiar
PAULO FREIRE
Palmópolis,
Outubro de 2015
Universidade Federal de Minas Gerais[pic 2]
Faculdade de Educação
Licenciatura em Educação do Campo
Área: Ciências Sociais e Humanidades - CSH/2015
Disciplina: Análise da prática pedagógica II
Professor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
Discente: Viviane Ribeiro Aguiar
PAULO FREIRE
Pesquisa sobre biografia, obras e proposta pedagógica do educador Paulo Freire a ser apresentada ao professor Pablo Luiz docente da disciplina de Análise da Pratica Pedagógica II do curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências Sociais e Humanidades.
Palmópolis,
Outubro de 2015
Sumário
1. Introdução
2. Biografia de Paulo Freire
3. Obras de Paulo Freire
4. Proposta pedagógica de Paulo Freire
5. Qual a importância de Paulo Feire para a Educação do Campo?
6. Perguntas a Paulo Freire.
7. Conclusão
8. Referências bibliográficas
- Introdução
Paulo Freire foi e é um dos educadores brasileiros mais conhecidos, principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, com atuação e reconhecimento internacional.
O presente trabalho tem a finalidade de conhecer um pouco da vida, obras e proposta pedagógica do educador Paulo Freire que através do reconhecimento de seu trabalho recebeu durante sua vida vários prêmios e homenagens. Pois não se limitando a expor, mas empenhando-se para que as questões defendidas por ele tivessem repercussão positiva na sociedade humana em geral e na brasileira especificamente, fez dele um homem profundamente comprometido com a sociedade, principalmente com a classe de oprimidos.
E por fim este trabalho também irá descrever a importância da proposta pedagógica executada por Paulo Freire para a educação do campo.
- Biografia de Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire, PAULO FREIRE, nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, numa família de classe média. Filho de Joaquim Temistocles Freire e Edeltrudes Neves Freire, ele foi alfabetizado por sua mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, devido à crise financeira de 1929 a família mudou-se para Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha de Recife, onde concluiu o curso primário.
Anos mais tarde Paulo Freire, volta com a família para o Recife onde prossegue seus estudos no Colégio Osvaldo Cruz, onde também começou a trabalhar nessa mesma escola lecionando aulas de português.
Aos 22 anos de idade, em 1943, Paulo ingressa na Faculdade de Direito, se dedicando também aos estudos de filosofia da linguagem, e mesmo depois de formado nunca exerceu a profissão a que se graduou, optando por trabalhar como professor, lecionando língua portuguesa no Colégio Oswaldo Cruz.
E foi no exercício da sua profissão de educador que Paulo Freire conheceu a sua primeira esposa, casando-se no ano de 1944, com a professora primária Elza Maria Costa de Oliveira, com a qual teve cinco filhos: Maria Madalena, Maria Cristina, Maria de Fátima, Joaquim e Lutgardes.
Ao longo de toda a sua vida Paulo dedicou-se à alfabetização de adultos, se tornando um ícone na área da educação popular e um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial.
Entre 1947 e 1957, Paulo Freire trabalhou no Serviço Social da Indústria (SESI) de Recife como diretor do setor de educação e cultura e superintendente da instituição, onde inovou as práticas de ensino, ao trazer recortes de jornal sobre assuntos peculiares como salário e greve para a discussão com os operários.
Para Paulo o SESI representou na sua vida muito mais do que um emprego: foi a oportunidade decisiva para definir sua história profissional como educador e filósofo da educação. Foi lá que teve contato com a educação de adultos e pôde avaliar quanto a educação e, principalmente, a alfabetização eram fundamentais para o Brasil.
Em 1958, num congresso de educação de adultos realizado na cidade do Rio de Janeiro, convocado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Paulo Freire apresentou sua ideia de que o analfabeto não era o problema e alfabetizar não era a solução. De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.
...