Politicas
Seminário: Politicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuza • 26/10/2013 • Seminário • 453 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Para entender melhor a temática pesquisei as definições de cidadania e Justiça e vi que:
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Justiça vem a ser o Princípio moral que exige conduta justa, com respeito ao direito e à equidade. Conformidade a esse princípio, manifestado em ato ou comportamento, respeito ao direito de cada um, caráter do que é justo, imparcial, instituição ou conjunto de instituições que exerce um poder jurisdicional, conjunto de todas as pessoas encarregadas de aplicar as leis; autoridade judicial e qualidade de verdadeiro ou correto.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática, é estar em pleno gozo das disposições constitucionais.
Na relação entre Justiça e Cidadania, considerando o conceito de cidadania de Marshall, SANTOS (2009) mostra que a cidadania implica um sentimento de pertencimento e lealdade a uma civilização, que se constitui em patrimônio comum de uma dada coletividade. Tal pertencimento, por sua vez, se estabelece a partir dos deveres de cada indivíduo para com o Estado, mas também e, sobretudo pelos direitos que este Estado lhe garante: direitos civis, que consistem na liberdade individual, como de expressão e circulação, por exemplo; direitos políticos, que fazem referência ao ato de votar e ser votado; e direitos sociais, que dizem respeito a um conjunto de garantias legais que assegurem bem-estar econômico, segurança contra riscos sociais e acesso aos bens e serviços essenciais à sobrevivência. Para Marshall, haveria uma sucessão histórica na conquista desses direitos, já que o usufruto dos direitos civis teria permitido a demanda e obtenção dos direitos políticos; e estes teriam aberto o caminho para a conquista, pela via democrática, dos direitos sociais.
Pelo modelo de Marshall, cidadania implica também em sentimento de pertencimento e lealdade a uma civilização que pode ser entendido como patrimônio da comunidade ou do coletivo em questão. Cabe destacar que este sentimento de pertencimento acaba por se estabelecer via deveres de cada indivíduo para com o Estado, mas principalmente pelos direitos que este lhe oferece e garante, levando em conta também a desigualdade social.
Apesar da existência de profundas desigualdades sociais, esse termo evoluiu com o passar dos anos. Ampliou a abrangência de sua concepção, abraçando todas as classes sociais. Deixou de restringir-se apenas à participação política para relacionar uma série de direitos e deveres da sociedade para com o cidadão. Na prática ainda há muito que se fazer para que direitos e deveres sejam os mesmos para todos, para fazer valer a cidadania e a justiça.
...