Programa
Por: darkeloa • 30/3/2015 • Artigo • 2.614 Palavras (11 Páginas) • 130 Visualizações
PROJETO INTERVENÇÃO
PRUDÊNCIA JOVEM
Prefácio
Este PROGRAMA tem por objetivo apresentar princípios norteadores para atividades de Prevenção Primária e Secundária Indicada de forma terapêutica a comportamentos violentos, autodestrutivos relativos ao uso, abuso e dependência de substância psicoativa através de conscientização, orientação teórica e prática no contexto pedagógico, familiar e social em que crianças e jovens estão inseridos.
Sumário:
Conceitos
Prevenção
Objetivos
Valores e Metas
Modelos e Métodos
Etapas do Programa
Avaliações
Programa Prudência Jovem
Conceitos:
Prevenção, neste projeto, consiste em intervir, proteger ou reduzir a demanda ao consumo de substâncias psicoativas. Ações com objetivo de fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas.
Prevenção:
Este projeto faz jus dentro das propostas de Intervenção ou Prevenção, a um modelo de prevenção primária e secundária, onde se faz necessárias orientações e objetivamente construir medidas pragmáticas de alterar o curso de pessoas inseridas num processo de risco ao uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.
Objetivos:
Visto a necessidade em nosso município de ações de prevenção ao uso de drogas, através deste projeto, podemos estabelecer algumas medidas de ação para proteção à infância e adolescência relacionadas ao uso, abuso e dependência de drogas, visando o adiamento ou a redução do contato com substâncias psicoativas e protegendo os indivíduos dos prejuízos biopsicossociais resultantes da dependência de substâncias.
Este Programa estabelece um conjunto de objetivos e ações executados por uma equipe voltados para a prevenção profilática ou intervenção, conscientização do processo de progressão do transtorno da dependência química como doença.
Este projeto poderá ser executado em instituições públicas e particulares de ensino, organizações não governamentais, instituições onde seja percebida a necessidade de um trabalho terapêutico de intervenção que possam ocorrer riscos de violência, desestruturação psicossocial e presença de substâncias psicoativas e/ou comportamentos autodestrutivos.
Objetivo Geral
Oferecer à jovens e familiares, um programa de prevenção e intervenção à dependência química com uma consciência elaborada e articulada a partir de práticas interdisciplinares, visando a conscientização, espiritualidade, convivência social em um ambiente acessível às culturas diversas, livre de drogas, violências e comportamentos autodestrutivos. Proporcionando através do conhecimento dos riscos sociais, familiares, emocionais e ambientais que a dependência química é uma doença de caráter biopsicossocial que se caracteriza pela desorganização cognitiva afetando a consciência e o juízo que leva o dependente diretamente a compulsão pela repetição, obsessão ao desejo mental incontrolável e o total egocentrismo, mesmo com todas as conseqüências e perigos eminentes destes continua no processo de autodestruição e de repetição dos comportamentos insanos e dependentes de substâncias ou fatores externos que causam prazer imediato e desconforto futuro.
Objetivo específico
Colaborar de forma holística para a consciência do ser biopsicossocio-espiritual.
Assistir aos jovens desta Sociedade (bairro, comunidade, escola) com ações individualizadas através da interdisciplinaridade que envolva educação, atividades terapêuticas, culturais e desportivas, espiritualidade, aconselhamento e lazer. Trabalhar a qualidade de vida dos jovens e seus familiares através de atividades realizadas com assistência grupal e individual. Utilizar-se do Programa de Intervenção Prudência Jovem evidenciando a necessidade individual de cada jovem e elaborar com a Rede Pública de Saúde, a Assistência Social, a Educação e o Sistema Judiciário e Legislativo a inserção do Programa.
Valores
- Humanidade, respeito e interesse exclusivo de intervir no curso da dependência química e resgatar valores, através do respeito, do amor e da espiritualidade;
- Buscar a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração, concedendo a ideia primordial do bem-estar comum e a liberdade do jovem com comunicação, competência, unidade;
- Ambiente que valoriza a paz, a empatia e o altruísmo.
Metas
- Promover a transformação do jovem através da mudança ou confirmação de seu estilo de vida buscando o desenvolvimento de sua autonomia para com a sua própria vida;
- Buscar a saúde comportamental e emocional, motivação para hábitos saudáveis e produtivos, com relações sociais estáveis.
Metodologia
Desenvolvimento do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRUDÊNCIA JOVEM que busca, por meio do treinamento, habilidades sociais, emocionais, técnicas preventivas comportamentais e estratégias para levar a criança e o jovem a entender sua realidade interior, sua autoestima, seu amor próprio e suas habilidades individuais desenvolvendo fatores de proteção diminuindo fatores de risco à dependência química e violência.
A escolha adequada de um modelo de prevenção se dará em função de uma série de critérios, tais como: a filosofia da instituição, do tipo de atividade, da população alvo, do local e de seus recursos e, principalmente, das necessidades daquela população. A seguir o modelo de prevenção sugerido para esse projeto. ¹
Modelo
- Educação afetiva
Defende que jovens emocionalmente e psicologicamente saudáveis correm menos riscos de ter um uso problemático de substâncias psicoativas. Este modelo visa o desenvolvimento interpessoal dos jovens estimulando e valorizando a auto-estima, a capacidade de lidar com a ansiedade, a habilidade de decidir e relacionar-se em grupo.
- Oferecimento de alternativas
Pretende oferecer alternativas interessantes e saudáveis ao uso de drogas, propiciando aos jovens possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal. Exemplos dessas alternativas podem ser atividades profissionalizantes, esportivas, artísticas e culturais.
...