Projeto Pedagogico
Artigo: Projeto Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arnadmi • 21/4/2014 • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
BETANIA OLIVEIRA TAVARES
INCLUSÃO ESCOLAR :
“A FALTA DE UM TRABALHO
ADEQUADO COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA SEMENTE DO AMANHÔ
Maceió
JULHO/2012
BETANIA OLIVEIRA TAVARES
INCLUSÃO ESCOLAR :
“A FALTA DE UM TRABALHO
ADEQUADO COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA SEMENTE DO AMANHÔ
Escopo de projeto de pesquisa cientifica apresentado a disciplina Ensino e Pesquisa: Organização de Projetos, como um dos pré-requisitos parcial para o obtenção da nota referente a obtenção da aprovação na disciplina.
Maceió
JULHO/2012
1 . OBJETIVO GERAL
Ressaltar a importância de um atendimento adequado para alunos com necessidades educacionais especiais, sendo necessário para tanto
uma escola preparada em todos os aspectos para este fim.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a inclusão escolar especial;
- Oferecer uma escola estruturada para a inclusão escolar;
- Propor um trabalho em equipe;
- Capacitar os funcionários, especialmente os professores.
3. JUSTIFICATIVA
O grande desafio da educação brasileira é oferecer uma educação inclusiva e de qualidade, principalmente quando se trata dos alunos com necessidades educacionais especiais. Isto ocorre tanto nas escolas da rede pública como também nas escolas da rede privada. Ciente desta realidade, algumas das integrantes construtoras deste projeto, detectou durante o estágio supervisionado – I na Educação Infantil que ocorreu na escola privada “ Semente do Amanhã”, a falta de compromisso desta no que se refere a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais como a falta de estrutura física, da adaptação do currículo, das estratégias metodológicas necessárias, de recursos materiais adequados, de capacitação dos professores e demais funcionários, de profissionais especializados, dentre outros. Percebia-se que as professoras sentiam-se desoladas no trabalho com seus alunos especiais. O único papel desta instituição era o de levar alguns destes alunos para a sala de coordenação, mas logo em seguida os mesmos retornavam para a sala de aula e cobrar dos familiares uma atitude sobre as dificuldades das crianças. Diante disso os familiares relatavam as dificuldades que tinham para ter acesso a médicos especializados da rede pública, e quando tinha atendimento era de má qualidade.
Esta realidade escolar foi confirmada num outro momento, através de uma entrevista com as mesmas professoras sobre o assunto em questão.
É sabido que esta situação é comum na maioria das escolas brasileiras, devido ao desrespeito as leis que garantem e regem a inclusão escolar em especial o tipo de inclusão relatada neste projeto. Algumas escolas praticam uma inclusão de faz de conta enquanto outras poucas fazem o que estar ao seu alcance.
O descaso a inclusão escolar acontece também por parte dos governos municipais, estaduais e federais, justamente quem participa da criação destas leis e de políticas públicas brasileiras destinadas para este fim.
A educação especial/inclusiva surgiu na segunda metade do século XX. Já na primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei n. 4.024/61 recomenda a integração da educação especial ao sistema regular de ensino, proposta esta que veio perpassando pelas novas LDB, pela ONU, pela Constituição Federal e tantas outras instancias até chegar as propostas atuais. Cada uma com suas peculiaridades que implicam em propostas de valorização a inclusão escolar, principalmente no que se refere as necessidades especiais, porém não funciona devidamente.
Para que a inclusão especial seja atendida significativamente na escola regular não limitando-se aos espaços especializados, é preciso que as leis sejam cumpridas.
Enquanto as escolas públicas alegam não receber os recursos necessários para atender esse alunado, a maioria das escolas da rede privada alegam não poder manter os custos do atendimento especializado.
Pesquisas realizadas sobre inclusão escolar evidenciam uma grande diferença entre o que vem ocorrendo no discurso normativo e o que vem ocorrendo na prática concreta.
Compreender a inclusão não significa apenas cumprir a lei, mas também levar á escola crianças que vivem distantes daqueles que só tem a ganhar com sua presença.
4.
...