QUESTÃO AGRARIA
Tese: QUESTÃO AGRARIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SCUNHA2014 • 25/11/2014 • Tese • 496 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Levando em conta os textos estudados e os debates em sala de aula, faça uma relação da Questão Agrária e da Questão Urbana com a Questão Social.
A Questão Agrária, Questão Urbana e Questão Social estão inseridas no sistema capitalista, o que nos mostra que há uma ligação direta entre elas.
Com início no pré-capitalismo existente em muitos lugares, de maneira mais acentuada, na Inglaterra, na Europa, o capitalismo não deve ser considerado uma evolução própria e natural da atividade humana, uma vez que visto dessa forma, há renúncia de uma particularidade do Modo de Produção Capitalista, confundo-o com a generalização das atividades milenares do comércio. O sistema econômico vigente não só contém essas práticas milenares, como busca ampliar, inovar, buscando integração no mercado.
Durante o feudalismo, no campesinato, onde a maior parte deles não eram escravos, mas também não podiam deixar as terras onde trabalhavam que eram usadas para a prática da agricultura. Com a interferência capitalista no campo, o campesinato se torna fraco na Europa e quase é extinto na Inglaterra. Como o capitalismo se apropria das terras, começa a se instaurar , uma vez que o trabalhador não detém mais os meios de produção, nem possuem mais suas terras, pois muitos as entregaram à Igreja e aos Senhores feudais em troca de proteção.
As práticas artesanais, os trabalhos manuais, são substituídos pela industrialização na agricultura, com uso de tecnologias visando abastecer o mercado, fazendo funcionar o modo de produção capitalista. Com a separação entre trabalho comercial e trabalho industrial, também separa-se cidade e campo.
O capitalismo tem no aumento dos lucros uma particularidade, além da propriedade excludente, individualista. No entanto, o primeiro capitalismo industrial de mercado não teria ocorrido se não fosse o capitalismo agrário, sem a força de trabalho da massa de expropriados para sua sustentação.
A Questão Urbana surge dessa evolução capitalista, devido a construção dos grandes centros industriais , resultando num êxodo rural de grande proporção. Os trabalhadores deixaram os campos com destino a estes centros, buscando utopicamente, a própria sustentação, o que gerou um grande número de desemprego, devido ao sistema excludente e também seletivo. Com isso, aumentou também a pobreza, a miséria,
Tanto no capitalismo agrário quanto no urbano, a acumulação capitalista e o lucro são o objetivo final, o que gera uma concorrência extensa. Nas cidades, por causa das grandes empresas, as possibilidades de crescimento são maiores, e o capitalismo agrário necessita sobressair para garantir sua estabilização.
Com o crescimento das forças produtivas, as pequenas explorações agrícolas tendem a desaparecer, o que resulta numa expressão da questão social.
A questão social, por sua vez, é o conjunto expressões da desigualdade social, fruto da contradição entre capital e trabalho. Tanto a questão agrária quanto a questão urbana se relacionam com a questão social, pois consistem também em expressões das desigualdades sociais, frutos de um sistema excludente que afeta de maneira geral todas as relações sociais, contribuindo com o aumento da pobreza, da miséria extremas, tanto no meio agrário quanto no meio urbano.
...