Quantidade X Qualidade Na Política De Gestão Do Funcionalismo público
Trabalho Universitário: Quantidade X Qualidade Na Política De Gestão Do Funcionalismo público. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jetorres • 17/12/2013 • 459 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
RESENHA
Marcelo Viana Estevão de Moraes, Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Correio Braziliense – 16/11/2009 O Estado como referência em gestão
Quantidade x Qualidade na política de gestão do funcionalismo público
Observa-se que a exposição do texto focando que o governo federal vem adotando uma política de gestão da força de trabalho que busca aliar a quantidade adequada de servidores à sua devida qualificação, tem dado margem à uma celeuma diante das necessidades da população. Será que nessa busca de satisfazer as demandas da sociedade o governo tem buscado atender apenas ao quantitativo, em detrimento do qualitativo?
Descrição do Assunto
O autor fala que a política adotado pelo governo, para administrar a quantidade adequada de funcionários públicos e sua qualificação, está baseada em três pilares: recomposição de quantitativos, novas carreiras e profissionalização de cargos de direção e assessoramento.
Pois bem, o primeiro pilar, recomposição de quantitativos, ele afirma que que está sendo dado prioridade à área da educação; no segundo pilar, investimentos em novas carreiras, focando na criação de quadros técnicos qualificados, melhorando assim o gasto público; e por fim, o terceiro pilar, profissionalização de cargos de direção e assessoramento, destaca a Agenda de profissionalização no setor público, direcionada para o servidor público do quadro efetivo, principalmente para as áreas essenciais do Estado, em detrimento aos cargos comissionados.
O autor destacou no texto o grande desafio: ter no comando administrativo político do governo uma composição de membros eleitos pelo povo e, em contrapartida, a qualificação e a estabilidade necessária para assegurar a continuidade do bom funcionamento da máquina pública. E cita como exemplo de que o governo está realizando uma racionalização de gestão de pessoal com a criação do Projeto de Lei n° 3.429/2008, FCPE (Funções Comissionadas do Poder Executivo), visando controlar os cargos comissionados e valorizar o funcionalismo de carreira qualificado, alegando através de percentuais que o ingresso de funcionários públicos com nível superior tem aumentado significativamente. E encerrando, enaltecendo o objetivo principal, que é o de recuperar a capacidade de gestão do Estado, cumprindo com eficiência, eficácia, efetividade e excelência suas funções em prol do desenvolvimento do país.
Apreciação Crítica
Salta os olhos quando se lê o texto destacando o Estado como referência de gestão. Pois, recentemente, foi notório a insatisfação da sociedade com a gestão pública atual. Na ótica de Marcelo Viana
(Desenvolver em cima da polemica do projeto 621 médicos substitutos )
que deve constar numa resenha
Devem constar:
O título
A referência
...