RESENHA TECNOLOGIAS MÓVEIS NA INCLUSÃO ESCOLAR E DIGITAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA
Por: CARLIANEDESOUZA • 1/11/2021 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Resenha
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professora: Jocenildes Zacarias.
Discente: Edjane da Silva Oliveira
Tecnologias Móveis na Inclusão Escolar e Digital de Estudantes com Transtornos de Espectro Autista. Dra. Lucila Maria Costi SANTAROSA e Débora CONFORTO. Rev. Bras. Ed. Especial, Marília, v. 21, n. 4, p. 349-366, outubro - dezembro - 2015.
O Texto “Tecnologias Móveis na Inclusão Escolar e Digital de Estudantes com Transtornos de Espectro Autista” é fruto da pesquisa “Estudo sobre o processo de Mediação entre Pessoas com Deficiência em Comunidades de Inclusão Digital” (Etapa II - 2013-2016), sob a coordenação da Dra. Lucila Maria Costi Santarosa e desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Informática da Educação Especial da UFRGS.
Tendo como ponto de partida “Políticas Públicas Inclusivas” a relação de alunos com Transtorno de Espectro Autista e os dispositivos móveis. O artigo em análise caracteriza – se como “pesquisa qualitativa com aspecto exploratório e explicativo”. Como deixa claro as autoras.
Pensar as questões de inclusão e acessibilidade digital, nos dias de hoje é um tema de grande relevância, motivo pelo qual as autoras se debruçam com olhar atento e aguçado para a Educação Especial Inclusiva, buscando compreender esse processo de construção e interação dentro de determinada escola de educação básica. Pela qual a partir de banco de dados fazem uma análise, atentando para as potencialidades e fragilidades no processo de inclusão de alunos com Transtorno de Espectro Autista na utilização do laptop educacional.
através do projeto de inclusão e acessibilidade UCA.
Logo no resumo o texto apresenta o foco da problemática que suscitou a discussão. Na Introdução as autoras permeiam num breve histórico descrevendo caminhos percorridos pelas Políticas Públicas de Inclusão que buscam garantir acesso e inclusão digital à alunos com Transtorno de Espectro Autista. Na sequência as autoras expõem os métodos que foram utilizados para coleta de dados e informações, assim como todos os passos percorridos e etapas realizadas durante a pesquisa. Como observações, entrevistas e questionários. Nos Resultados e Discussões as outoras dissertam sobre a inclusão da tecnologia digital em escolas do Rio Grande do Sul, tendo como base o projeto UCA.
O texto é excelente para reflexão da nossa prática pedagógica, de fácil compreensão, suscito, porém rico de informações praticas, recomendo a gestores escolares, professores, estudantes de todos os cursos de graduação na área de educação. Na certeza de que a melhor forma de aprender é experimentando práticas e experiencias exitosas.
...