Redação Sobre Doenças Erradicadas no Brasil
Por: Kamille Gonçalves • 19/5/2021 • Dissertação • 359 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
O filme ‘’Contágio’’, relata sobre um vírus desconhecido, proveniente da China, que se alastra [a]rapidamente pelo mundo. Fora das telas, esse cenário é visto nos dias atuais, no que tange ao ressurgimento das doenças erradicadas no Brasil. Isso se deve, sobretudo, a desinformação populacional, no que concerne ao aumento dos grupos anti-vacina, somada a negligência governamental. Dessa maneira, fatos devem ser analisados, e medidas tomadas, a fim de amenizar a problemática.
É relevante enfatizar, a princípio, a diminuição do comparecimento aos postos de vacina. Isso ocorre devido a, disseminação de notícias falsas, que transmitem ideias errôneas para aquelas que desconhecem o funcionamento da vacina, os quais começam a considera-la negativa para a saúde e negam-se a toma-las, como ocorre nos grupos anti-vacina. Evidencia-se assim, segundo Augusto Comte, a necessidade de ver para prever, e prever para prover, de maneira que é possível ver a diminuição do índice de imunização, e prever a propagação de doenças. Desse modo, torna-se incabível a continuidade do uma vez que estas trazem consequências nocivas à saúde.
Ainda convém lembrar, o papel do governo nesse viés. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito a saúde e ao bem-estar social, todavia, há a ausência de investimentos neste âmbito. Isso se deve, ao descaso das autoridades públicas, como por exemplo, no campo da medicina preventiva, que se empenha em evitar a manifestação de doenças. Comprova-se deste modo, conforme ideário marxiano, a economia como determinante da sociedade. Nessa perspectiva, aliado aos fatos supracitados, a área da saúde torna-se reflexo, uma vez que a aplicação de renda é priorizada em outros ramos pelo governo. Dessa forma, são necessárias mudanças efetivas dessas condutas, com o intuito de evitar uma maior instalação do quadro em vigor.
Em virtude dos fatos mencionados, é evidente que devido ao movimento de resistência ao processo de vacinação, e a inadvertência do governo, o problema apontado inicialmente propaga-se com rapidez pelo território nacional. Destarte, o Ministério da Saúde, deve proporcionar palestras com profissionais da área de saúde, por meio de verbas governamentais, a fim de alertar a população sobre a importância da vacinação.
[a]Seguir:propaga
...