Relato De Vigilância
Trabalho Escolar: Relato De Vigilância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2570 • 10/4/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A componente da equipe entrevistada, de nome Ivaneide, trabalha no local visitado hà mais ou menos 5 anos, ela é técnica de enfermagem e o grupo de vigilância do Hospital Natan Portela é composto por um médico, uma enfermeira e três técnicas, sendo essas divididas por turnos da manhã e da tarde. A entrevistada considera o trabalho de vigilância que a mesma faz muito bom, prazeroso e, ao mesmo tempo, trabalhoso, apesar de muitos ainda o considerarem simples e fácil.
O trabalho da Vigilância, pelo fato de lidar com papéis e fichas torna – se muito importante e significativo como qualquer outro realizado no hospital. Todos os dias é realizada uma busca ativa, que é a prática de fazer uma visita no hospital inteiro e assim é possível saber e se fazer uma lista dos pacientes que internaram assim como daqueles que já receberam alta. A partir dessa busca ativa é possível preencher a ficha da semana epidemiológica, a qual irá constar o nome de todas aquelas pessoas que ali foram internas, independente do seu agravo.
As notificações são feitas a partir do prontuário dos pacientes, em seguida serão lançados ao sistema de vigilância, porque só assim poderão ser fornecidos os remédios precisos para o tratamento. Por exemplo, no caso de AIDS, todos os pacientes que recebem medicação, já foram notificados diante do sistema.
Nos casos dos pacientes de AIDS, só serão notificados àqueles pacientes que somarem 10 pontos nos critérios exigidos, só assim esse paciente será notificado e irá receber os medicamentos necessários.
Os responsáveis por fazerem a notificação são médicos ou enfermeiros, mais geralmente os médicos quem fazem. Todas as notificações lançadas no sistema de vigilância são de abrangência nacional, ou seja, um paciente que recebe medicamentos em São Paulo tem seus dados notificados no sistema e pode ser visto em qualquer lugar.
As doenças mais notificadas no Hospital Natan Portela, de acordo com a entrevistada, são Meningite, Malária, Leishmaniose Visceral, Acidentes com animais peçonhentos, Varicela, Dengue, Acidentes de trabalho, dentre outras.
Existem também as pré-notificações, na qual estará inclusa uma ficha de investigação. Por exemplo, no caso de uma pessoa que chega ao hospital com suspeita de meningite, serão pedidos os exames adequados para se identificar se é meningite e qual o seu tipo, e também serão feitas uma série de observações, se a doença é primária ou secundária, se o paciente teve contato com muitas pessoas, dentre outras. Tudo isso para que se possa fazer uma profilaxia com as pessoas envolvidas.
...