Pedro Demo- Educar pela pesquisa
Por: Elenncristyna • 14/4/2015 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.254 Visualizações
O livro EDUCAR PELA PESQUISA de Pedro Demo tem como objetivo trazer a proposta de um novo paradigma, com o desafio de construir a capacidade de reconstruir na educação básica superior, qualidade formal e política. O seu interesse é fundamentar a importância da pesquisa na educação.
A intenção do autor é mostrar aos leitores a importância da pesquisa em sala de aula, e que assim os alunos possam manejar a pesquisa como princípio científico em seu cotidiano, não necessariamente ele deve ser um pesquisador profissional, mas que ele possa usar como instrumento principal no processo educativo.
A idéia principal de Demo é trazer um novo modelo educacional para que o professor crie seu próprio método de ensino colocando o aluno como o sujeito, e não como objeto. Pois para ele um aluno pesquisador é muito mais interessante, do que aquele aluno que apenas ouve e copia, para isso é necessário também que se tenha uma escola com ambiente agradável.
Ele aborda em seu livro as várias formas de ensino educacional que um professor pode intercalar em suas aulas, fazendo com que o aluno desperte o interesse, e participe tanto das atividades individuais, quanto em conjunto, explorando sua criatividade e a sua capacidade de construir e reconstruir conhecimento, retirando dele o costume de encontrar informações prontas e aprender a produzi-las, nesse sentido, é fundamental que os alunos escrevam, redijam , coloquem no papel o que querem dizer e fazer, sobretudo alcance a capacidade de formular.
Portanto podemos concluir que a sua proposta é muito interessante, e de grande valor para o meio educacional. A educação pela pesquisa supõe cuidados propedêuticos decisivos, no professor e no aluno, por conta da qualidade educativa a formação da competência formal e política. Onde caberá ao professor assumir como orientador do questionamento reconstrutivo no aluno, e não como repassador de conhecimento, assim fica mais fácil ver o aluno como parceiro de trabalho, e as avaliações deixarão de ser algo assustador com data marcada, e passarão a ser uma estratégia para garantir bom desempenho e progresso.
...