TEORIA ESTRUTURALISTA E TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Thaise Roldão • 15/4/2019 • Seminário • 4.714 Palavras (19 Páginas) • 600 Visualizações
TEORIA ESTRUTURALISTA E TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Acadêmicos
Ana Caroline
Edira da Silva
Evandro Peres
Estefani Amado
Jessé Rogério
Jessica Almeida
Thaise Roldão
Professor-Tutor Externo
Diego Ivan Petri
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis CTB 380 – Prática do Módulo I
04/10/16
RESUMO
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50 como um desdobramento de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Inspirando-se na abordagem de Max Weber, pela primeira vez, começou-se a olhar para fora e atravessar as fronteiras da organização, passando a reconhecer a interdependência da mesma com o ambiente. Ou seja, uma organização é um sistema aberto que se relaciona com o ambiente externo e com outras organizações. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. O autor que iniciou os estudos sobre essa teoria foi Leland Bradford. Essa teoria aborda os estudos do comportamento humano e da estrutura. Além disso, é um esforço para alterar comportamentos, valores, atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as teorias Estruturalistas e de Desenvolvimento Organizacional,
onde poderemos conhecer melhor suas origens, conceitos, abordagens, estratégias e tipologias, bem como suas principais contribuições e aplicações das mesmas. Com isso poderemos verificar a ligações entre essas duas importantes teorias e sua importância para a "saude" de uma organização.
1 A ORIGEM DAS TEORIAS ESTRUTURALISTA E DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 A ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA
A teoria estruturalista representa um desdobramento da burocracia e uma leve aproximação a teoria das relações humanas, representa também uma visão crítica referente a organização formal.
Devido a isto surgiu uma oposição entre a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Tradicional, sendo assim foi necessário considerar os aspectos que por uma eram omitidos e pela outra eram considerados e vice versa, a teoria estruturalista pretende ser uma teoria clássica “formal” e a teoria das relações humanas tem como objetivo a “informal”.
Surgiu a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, na qual surgiram os grupos sociais que compartilham os objetivos como a “viabilidade econômica da organização” podendo incompatibilizar com a maneira de distribuir os lucros da organização, o conceito de estrutura e bastante antigo, estrutura é o conceito formal de dois ou mais elementos que permanecem inalterados seja na mudança ou na diversidade de conteúdo, ou seja a estrutura permanece a mesma mesmo tendo alteração de um dos seus elementos ou relações.
1.2 A ORIGEM DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento Organizacional é a mudança planejada em qualquer setor seja no sistema concreto “linha de produção” ou no sistema de valores “na cultura de uma organização, a mudança a modernização é necessária o mundo precisa se atualizar, desde que a mudança tenha importância hoje o mundo se caracteriza por um ambiente em constante mudança, portanto o ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico exigindo uma grande capacidade de adaptação como condições básica de sobrevivência .Lembrando que as mudanças tem que ser de acordo com a organização seja ela devido ao crescimento ou a redução.
2 CONCEITOS
2.1 TEORIA ESTRUTURALISTA
Estruturalismo é um movimento de caráter filosófico, com o intuito de obter uma harmonia disciplinar entre as ciências. Vislumbra o conceito de estrutura como sendo de ordenação, uma relação de elementos internos e externos que formam a totalidade.
As partes são reunidas em um arranjo estrutural tornando-se subordinadas ao todo ou seja da estrutura organizacional em si. Na teoria estrutural enxerga-se o sistema organizacional com um sistema aberto, que recebe constante interação com o meio. A teoria estruturalista basei-se no conceito de estrutura, que é composto por partes que se inter-relacionam . Portanto o todo é maior que a simples somas das partes; Caracteriza-se por sua múltipla abordagem , englobando sua análise organizacional formal e informal, recompensas materiais e sociais e reconhece os conflitos organizacionais como inevitáveis.
2.2 TEORIA ORGANIZACIONAL
A teoria organizacional, tem como base a eficiência nos resultados. Para este sistema é preciso compreender o ambiente interno e externo, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais as importâncias dessas mudanças, para as metas e para os colaboradores.
3 ABORDAGENS
3.1 ABORDAGEM MÚLTIPLA
3.1.1 Abordagem múltipla: organização formal e informal
Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal (formal tudo o que estiver expresso no organograma com hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade e informal as relações sociais).
A Teoria Estruturalista tenta encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano que constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento.
...