TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Exames: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellengmb • 1/3/2013 • 3.202 Palavras (13 Páginas) • 1.472 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 5
TREINAMENTO 6
1. OS PRINCIPAIS TIPOS DE TREINAMENTO 6
1.1-TREINAMENTO DE AMBIENTAÇÃO 6
1.2-TREINAMENTO ESPECÍFICO 6
2. MODALIDADES DE TREINAMENTO 7
2.1-TREINAMENTO PRESENCIAL 7
2.2-TREINAMENTO A DISTÂNCIA 7
2.3-TREINAMENTO EM SERVIÇO (TES) 8
2.4-RODÍZIO 8
2.5-ESTÁGIO 8
2.6-VISITA TÉCNICA 9
2.7-REUNIÕES INFORMATIVAS 9
2.8-ENCONTROS DE DISSMINAÇÃO DE TREINAMENTO 9
2.9-PALESTRAS 10
2.10-ASSINATURAS DE JORNAIS E REVISTAS 10
2.11-WORKSHOP 10
2.12-SEMINÁRIO 10
2.13-CONGRESSO \ CONFERÊNCIA 10
3. OS PROCESSOS DE TREINAMENTO 11
3.1-DIAGNÓSTICO DO TREINAMENTO 11
3.2-PLAMEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO 11
3.3-EXECUÇÃO DO TREINAMENTO 11
3.4-AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO 11
DESENVOLVIMENTO 13
1.DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 13
1.1-MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 13
1.1.1-ROTAÇÃO DE CARGOS 13
1.1.2-POSIÇÕES DE ASSESSORIA 13
1.1.3-APRENDIZAGEM PRÁTICA 14
1.1.4-ATRIBUIÇÃO DE COMISSÕES 14
1.1.5-PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E SEMINÁRIOS EXTERNOS 14
1.1.6-EXERCÍCIOS DE SIMULAÇÃO 14
1.1.7-TREINAMENTO FORA DA EMPRESA 14
1.1.8-ESTUDO DE CASOS 14
1.1.9-JOGOS DE EMPRESAS (MANAGEMENT GAMES \ BUSINESS GAMES) 14
1.1.10-CENTROS DE DESENVOLVIMENTO INTERNOS 14
1.2-DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS FORA DO CARGO 15
1.2.1-TUTORIA 15
1.2.2-ACONSELHAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Consideradas, por muitos, as ferramentas mais importantes do RH, o treinamento e o desenvolvimento são responsáveis por passar para os seus colaboradores todos os conhecimentos necessários para um bom desempenho das funções.
Com essa responsabilidade em seus ombros, o RH necessita usar de métodos eficazes, na tentativa de anular erros e dessa forma minimizar gastos e otimizar lucros (principal objetivo de toda organização).
Assim sendo, estabelece-se rotinas, para que tanto o processo de treinamento quanto o de desenvolvimento possam ser aplicados de forma organizada e planejada.
Além disso, é necessário verificar se os colabores da organização realmente precisam de treinamento e desenvolvimento, e caso a resposta seja sim, identificar quais deles devem passar por esses processos. Após essa identificação, os colaboradores serão analisados e estudados individualmente, na tentativa de observar se o funcionário está muito afastado do que lhe é exigido pelo cargo ou não. A partir daí define-se o tipo de treinamento que será aplicado, se o intensivo ou um menos agressivo.
Um colaborador bem treinado produzirá mais e melhor e estará preparado para enfrentar as mudanças diárias que acontecem na organização, até porque as antigas práticas precisam ser deixadas de lado e substituídas por outras novas e modernas.
A seguir iremos analisar os tipos de treinamento e desenvolvimento, como também todos os métodos usados para o a realização dos mesmos.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Atribuir diferentes serviços a pessoas diversas de acordo com sua capacidade para bem executá-los não é uma invenção recente, mas sim natural ao ser humano. Ao ler os livros mais antigos até mesmo sobre o cotidiano indígena podemos perceber claramente a divisão de trabalhos* e o aperfeiçoamento de cada um segundo sua função. Segundo essas descrições cabiam aos homens a caça, a pesca, a confecção das ocas, e naturalmente, as operações de guerras com tribos vizinhas. Já as mulheres cabiam o trato das plantações de milho, mandioca e fumo, bem como o preparo da comida e a criação dos filhos.
Obter todo esse entendimento no que deve ser exercido por cada um exige prática e domínio, ou seja, ser ensinado, treinado e desenvolvido desde muito jovem para que pudesse alcançar o aperfeiçoamento naquilo que é de responsabilidade de cada indivíduo que compõe a tribo.
Com o passar dos anos a humanidade foi desenvolvendo outros meios de aprimorar o seu desempenho. A tecnologia e o desenvolvimento intelectual proporcionaram a utilização de métodos dos quais capacitam o indivíduo de maneira que sua eficiência gere lucro e crescimento, não somente pessoal, mas também profissional.
No final do século XIX e no início do século XX, um engenheiro desenvolveu os primeiros trabalhos que exigiam capacitação e aprimoramento de quem os exercia. O americano Frederich W. Taylor que desenvolveu a Escola da Administração Científica cujo objetivo era o de aumentar a eficiência através dos seus operários. Outro bom exemplo de eficiência e aprimoramento na execução da tarefa foi o dado pelo economista inglês Adam Smith que observou uma fábrica de alfinetes a qual possuía apenas dez indivíduos, mas cada qual era especializado em uma tarefa diferente dos demais.
Com isso podemos perceber que capacitar pessoas e\ou funcionários por meio de treinamentos e fazer desenvolver existe desde os primórdios da humanidade. Atualmente esta
...