Tema 3: Ferramentas de Qualidade
Por: Mïïlenä Silva • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Administração
Contabilidade Geral
Etapa 1 – Aula-tema: Introdução da Contabilidade.
Nome: Alex Henrique da Silva Ribeiro RA: 8072807465
Nome: Angélica Polin de Lima RA:8072843754 Nome: Elaine Bezerra de Araújo RA:8410169216
Nome: Elivelton Jesus de Paulo RA: 8073847158
Nome: Luciana Rezende de Oliveira RA:8072843830
Nome: Maíza Kelly Silva do Monte RA:8408141396
Turma: 3ª Serie A
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Entregam como requisito para conclusão da Disciplina de “Contabilidade Geral”, sob orientação do professor Fábio Alexandre Falquetti.
Universidade Anhanguera
Ribeirão Preto/SP
Abril/2015
ETAPA 1 – Introdução da Contabilidade
Escrituração Contábil, a escrituração contábil, formas de fazer uma contabilidade eficiente, o contador versus a escrituração contábil, Constituição Federal, direito tributário, impostos de renda, livros comerciais, código tributário nacional, conservação de livros e comprovantes, presunção, o imposto de renda e a contabilidade.
A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
A principal técnica de escrituração, demonstração contábil, auditória e analise das demonstrações contábeis. Pode se entender a escrituração contábil como o registro de todos os fatos contábeis de uma determinada empresa dentro de um período, para que ao final, as informações registradas possam ser úteis ou necessárias aos diretores e para uma melhor tomada de decisão. Já dentro do conjunto dos lançamentos estão inseridos muitos assuntos e aspectos importantes e necessários para que a escrituração seja feita da maneira mais correta possível, sem infringir as normas e os princípios fundamentais da contabilidade. Assim, para que os lançamentos estejam da forma mais correta, é necessário que o plano de contas seja bem estruturado de modo que encaixe todos os lançamentos efetuados no processo de escrituração.
Método de escrituração é a forma de registra os fatos contábeis. O método das partidas dobradas é uma forma de se registrar os fatos contábeis, difundido na Itália por volta do século XIV e exposto por Frei Luca Paciolli. .
A essência do método pelas partidas dobradas é que no registro de qualquer operação ou fato, haverá sempre para cada debito um credito correspondente, de forma que a soma dos valores obtidos seja sempre igual soma dos valores creditados.
Os valores ativos representam sempre saldo devedor e, os passivos, saldo credor, sendo a soma ativo sempre igual soma do passivo.
Podemos citar que são alguns pilares que sustentam a escrituração contábil base que são eles.
- Escrituração: Com base nos documentos que suportam os registros contábeis (nota fiscal, faturas, escrituras etc.) faz-se a escrituração.
- Demonstrações contábeis: As demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente.
- Auditoria contábil: A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registro, além de realização de inspeção e obtenção de informações de fontes internas e externas tudo relacionados com o controle do patrimônio da entidade auditada.
- Analise de demonstração contábil: A analise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação do demonstrativo financeiros da empresa.
A escrituração são os registros, fatos administrativos e ato administrativos relevantes que afetam ou irão afetar o patrimônio, estes registros são chamados de lançamentos que são feitos nos livros contábeis, ou seja, a escrituração pode ser entendida como um conjunto de lançamentos.
Existem dois métodos de escrituração o método das partidas simples que registra as operações através do controle de um só elemento envolvendo os controles individuais sem relacionar entre si. Método das partidas dobradas onde as contas possui relacionamentos entre elas este método e de longe o mais utilizadas pelas organizações.
A ordem de escrituração contábil existe varias formas de métodos diversos, dependendo da escola contábil, da forma de compreensão da forma contábil, ou até mesmo do local de trabalho.
1.1 Livro razão
Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.
A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.
O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.
1.2 . Livro diário
O livro diário assim como o razão são os principais livros da contabilidade, o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período. O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório. É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com a observância de regras, como as suas folhas numeradas sequencialmente e serão lançados os atos ou operações da atividade que altere ou possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.
...