Técnicas de Comunicação Cientifica
Por: Van • 14/5/2021 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
Atividade – Escrita acadêmica
Técnicas de Comunicação Cientifica. Ciências Sociais 1º período. 16/04/2020
1. A partir da leitura dos manuais “Introdução às técnicas do trabalho intelectual” (2ª parte – Como escrever) e “Redação científica” (Capítulo 12 – Estrutura do texto dissertativo), explique como devem ser estruturados e quais funções cumprem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de um texto acadêmico.
A estrutura de um texto acadêmico é composta a partir da divisão em três partes principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Essas possuem as seguintes funções:
- Introdução: apresentar o tema a ser discutido; mostrar como o assunto será desenvolvido; indicar brevemente os materiais e métodos utilizados na pesquisa.
- Desenvolvimento: corpo do texto; desenvolver de forma mais elabora a problemática levantada na introdução.
- Conclusão: fazer a relação entre introdução e desenvolvimento de forma clara e resumida a fim de fixar o conteúdo que foi discutido ao longo do texto.
Após a conclusão, é importante que toda a bibliografia e referencias que foram utilizadas na construção do texto sejam devidamente apresentadas.
2. Leia os artigos “Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas” e “Patroas e adolescentes trabalhadoras domésticas” e responda: a introdução e as considerações finais dos artigos estão de acordo com os preceitos trabalhados nos manuais? Exemplifique suas respostas demonstrando como trechos dos artigos cumprem, ou não, a funções que devem ser desempenhadas pela introdução e pela conclusão de um texto acadêmico.
O artigo “Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas” está de acordo com os manuais trabalhados. As funções da introdução são cumpridas nos trechos: “Este trabalho insere-se no debate sociológico contemporâneo sobre os dilemas e as perspectivas para o ensino da sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio [...]” (tema a ser discutido); “Estruturamos nossa exposição a partir de dois desenvolvimentos em torno do pilar ensino de sociologia na escola [...] No primeiro momento, tratamos do ensino de sociologia [...] por fim, dedicamo-nos ao tratamento das representações dos(as) alunos(as) da disciplina sociologia no ensino médio a partir da sua experiência social com as ciências sociais [...]” (como será desenvolvido); “Nosso terrain de pesquisa se deu no âmbito do ensino médio de escolas públicas e particulares no Distrito Federal (DF). [...] foram visitados 25 estabelecimentos de ensino básico [...] A investigação envolveu a realização dos seguintes procedimentos metodológicos: observação participante de aulas de sociologia nas escolas, questionários [...] e 12 grupos focais realizados com esse público e análise dos relatórios de estágio supervisionado produzidos pelos estudantes da licenciatura em ciências sociais da UnB [...].” (métodos e materiais utilizados).
As funções da conclusão também são cumpridas no trecho: “Neste trabalho, tratamos, por um lado, de aspectos intelectuais e institucionais relacionados ao problema do descompasso entre finalidade prática, aspirações cívicas e projeto político-pedagógico da disciplina sociologia na escola e sua efetividade na formação de jovens e adultos; por outro, essa reflexão nos permite pensar a escola como locus promissor de ensino e recepção das ciências sociais, segundo os propósitos civilizatórios e intelectuais atribuídos à sociologia como disciplina escolar e defendidos por alguns cientistas sociais.” (relação entre introdução e desenvolvimento).
...