Uma analise de Politica Internacional baseada no modelo universitário de diplomacia
Por: jeehrodrigues • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Universidade Estadual da Paraíba – Campus V
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Política Internacional
Semestre Letivo: 2015.01
Professora: Jan Marcel
Aluna: Jéssica Rodrigues de Santana
O presente relatório tem como intuito abordar alguns elementos de Política Internacional debatidos no Modelo Universitário de Diplomacia – MUNDI – o primeiro simulador de Organizações Internacionais, criado por estudantes de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Este ano, o MUNDI realizou sua sétima edição e proporcionou sete comitês para discursão. Dos debates acalorados que permeou todo o MUNDI, aqui será discorrido sobre o comitê do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas – CDH - no qual apresentou como tema: “Criminalização e Descriminalização da imigração regular na Europa associadas às práticas xenofóbicas contra migrantes”.
Assim sendo, características que compõe a Política Internacional foram utilizadas como fundamento para nortear os debates. Deste modo, é possível citar elementos como o sistema internacional, onde são realizadas reuniões regulares de interesse de toda a comunidade internacional. No caso, da 29ª reunião do conselho de direitos humanos das Nações Unidas âmbito em que a simulação tentou recriar a comunidade internacional presente eram alguns Estados, principalmente, países que compõe a União Europeia e algumas Organizações não governamentais – ONG - como a Amnesty International e a The European Network Against Racism – ENAR.
Outro elemento bem marcante nos debates foi à soberania dos Estados, sobretudo, a dos países europeus. Desse modo, apresenta-se um grande desafio para os estados europeus conciliares suas políticas internas imigratórias de modo a não se desvincular das políticas adotadas pela União Europeia. Vale salientar que outros países como Estados Unidos e Brasil, também representados na simulação apresentam grandes dificuldades, assim como os estados europeus, na regulamentação da imigração em seu território, além disso, se demostra o enorme empecilho que é desenvolver políticas para combate de práticas xenofóbicas contra migrantes.
Por todos os motivos acima delineados, é compreensível a suma importância do conhecimento da Política Internacional no debate aqui abordado. Entendendo de que forma os elementos da Política Internacional estão presentes no cenário internacional é possível fazer uma análise melhor da conjuntura que permeia as Relações Internacionais, e assim sendo, contribuir significativamente na sua evolução.
...