TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA: PRINCÍPIOS E VALORES Princípios

Relatório de pesquisa: ÉTICA: PRINCÍPIOS E VALORES Princípios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra ética deriva de dois termos gregos muito semelhantes no seu significado. Éthos significa hábito ou costume – entendidos como maneira exterior de comportamento; êthos tem um significado mais amplo e rico: o de lugar onde habitualmente se vive e a maneira de ser ou a forma de pensar da pessoa. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida, no sentido mais profundo da palavra. Assim, toda ética é filosófica. Para Platão, a ética é o fim último de toda a filosofia – seu motor e sua razão de ser. Integrados à ética todos os demais ramos da filosofia fazem sentido.

Valores são normas de conduta, padrões e qualidades considerados e aceitos como importantes e que devem ser buscados, defendidos e mantidos em uma sociedade. Um valor aceito em determinada sociedade pode ser rejeitado e combatido em outra, ou na mesma sociedade em vários momentos ou por grupos diferentes. Exemplos de valores tidos como unânimes: o cuidado, a responsabilidade, a solidariedade, a organização, a cooperação, o respeito, a justiça, o trabalho, a liberdade, a lealdade, a honestidade, a compreensão etc.

ÉTICA: PRINCÍPIOS E VALORES Principios

Princípio é onde alguma coisa ou conhecimento se origina. Também pode ser definido como conjunto de regras ou código de (boa) conduta pelos quais alguém governa a sua vida e as suas ações.

Fazendo uma análise minuciosa desses conceitos, percebe-se que os princípios que regem a nossa conduta em sociedade são aqueles conceitos ou regras que aprendemos por meio do convívio, passados geração após geração.

Esses conhecimentos se originaram, em algum momento, no grupo social em que estão inseridos, convencionando-se que sua aplicação é boa, sendo aceita pelo grupo.

Quando uma pessoa afirma que determinada ação fere seus princípios, ela está se referindo a um conceito, ou regra, que foi originado em algum momento em sua vida ou na vida do grupo social em que está inserida e que foi aceito como ação moralmente boa.

Valores

Nas mais diversas sociedades, independentemente do nível cultural, econômico ou social em que estejam inseri-das, os valores são fundamentais para se determinar quais são as pessoas que agem tendo por finalidade o bem.

O caráter dos seres, pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo, é deter-minado pelo valor de suas ações. Sua ação terá seu valor aumentado na medida em que for desejada e copiada por mais pessoas do grupo.

Todos os termos que servem para qualificar uma ação ou o caráter de uma pessoa têm um peso "bom" e um peso "ruim". Citam-se como exemplo os termos honesto e desonesto, generoso e egoísta, verdadeiro e falso.

Os valores dão "peso" à ação ou caráter de uma pessoa ou grupo. Esse peso pode ser bom ou ruim. Kant afirmava que toda ação considerada moralmente boa deveria ser necessariamente universal, ou seja, ser boa em qualquer lugar e em qualquer tempo. Infelizmente o ideal kantiano de valor e moralidade está muito longe de ser alcançado, pois as diversidades culturais e sociais fazem com que o valor dado a determinadas ações mude de acordo com o contexto em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com