Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo - Max Weber
Por: gabischaefer • 29/10/2016 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Referente ao texto “A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo” Max Weber faz uma análise do capitalismo não sob uma ótica econômica, como vimos Karl Marx em “O Manifesto Comunista”, mas adota uma visão à partir da religião, para então analisar os dados econômicos.
Weber começou a analisar a sociedade e percebeu que todos os trabalhadores bem sucedidos tinham algo em comum: eram seguidores do puritanismo. Ao notar isso, o sociólogo busca compreender como a conduta dos protestantes permitiu que essas pessoas tivessem um desempenho significativamente maior em seus ambientes de trabalho.
O puritanismo é uma doutrina que elabora a salvação como uma providência divina, e o meio mais valioso para se glorificar era através do trabalho. Durante o período em que trabalha, o indivíduo não encontra tempo de contrariar as regras divinas: não pratica excessos, não cede à luxúria, não se dá a preguiça. O que abria margem então, para um acúmulo de capital. Diferentemente do que acontecia com os praticantes da igreja católica, que um dos maiores dogmas é a caridade e um dos maiores pecados, a usura. O católico trabalha para viver, o protestante vive para trabalhar.
Portanto, para Weber, em uma sociedade adoentada pela necessidade de acumular bens, pelo egoísmo e pela competição desenfreada, o ascetismo, não sob uma perspectiva religiosa, mas moral, torna-se uma bela maneira de se esquivar dessa forma de pensamento que valoriza profundamente bens materiais e desvaloriza a vida humana.
...