Ética e cidadania
Por: zequim • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1]
POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA.
ESCOLA SUPERIOR DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS
ADEMIR TORRES ROSA JÚNIOR
CLAUDEIR DA SILVA BENTO
JANAINA DA SILVA ZEQUIM
KENEDY CAMPOS DA COSTA
LENNON GENESYS DUARTE
ROBSON FERREIRA DE SENA
SÁVIO FÉLIX DE OLIVEIRA
VALDIRENE LEMES DA SILVA
POLÍCIA MILITAR, GLOBALIZAÇÃO E ÉTICA.
CUIABÁ-MT
2016
[pic 2]
ADEMIR TORRES ROSA JÚNIOR
CLAUDEIR DA SILVA BENTO
JANAINA DA SILVA ZEQUIM
KENEDY CAMPOS DA COSTA
LENNON GENESYS DUARTE
ROBSON FERREIRA DE SENA
SÁVIO FÉLIX DE OLIVEIRA
VALDIRENE LEMES DA SILVA
POLÍCIA MILITAR, GLOBALIZAÇÃO E ÉTICA.
Trabalho apresentado na Disciplina Ética Profissional e Cidadania Metodologia como requisito básico para avaliação. Alunos Soldados da Policia Militar do 12º Pelotão da 2ª Companhia da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças no 30º Curso Tecnólogo em Segurança Pública.
Orientador: Prof.º Me. Jamil Amorim
CUIABÁ-MT
2016
INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente em um mundo globalizado, onde mudanças ocorrem constantemente, as quais refletem diretamente nas formas de relações sociais, mudanças de comportamento, hábitos, estilo de vida, crenças religiosas, etc. Essas transformações sociais permitem ao individuo refletir sobre sua posição como ator social e sua conduta ética ao longo da vida, seja no seu circulo social, familiar e também na carreira profissional. E aqui está o escopo deste trabalho, pretende discorrer sobre a atividade policial militar frente às mudanças ocasionadas pelo fenômeno da globalização e a perspectiva da ética no desenvolvimento do trabalho deste grupo profissional.
OBJETIVOS
- Discorrer sobre o fenômeno da globalização, ética e seus reflexos na atividade policial militar.
- Conceitualizar os termos dos tópicos estudados, para melhor entendimento do trabalho.
- Apresentar o conhecimento produzido, tendo em vista a partilha de aprendizado entre os pares.
Policia Militar: É uma instituição pública baseada nos princípios da hierarquia e disciplina, incumbida da preservação da Ordem Pública e da Polícia Ostensiva.
Globalização: É um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global. Pode se entender ainda como fluxos de comércio de capital e de pessoas facilitados por um contexto de avanço na comunicação eletrônica que parece suprimir as limitações da distância e do tempo na organização e na interação social. E que representa uma “[...] mudança ou transformação na escala da organização social que liga comunidades distantes e amplia o alcance das relações de poder nas grandes regiões e continentes”.
Ética - A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, maneira de ser. Podemos entender como ética profissional, um conjunto de preceitos que trata sobre o comportamento funcional de determinada profissão.
ÉTICA NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
O trabalho do policial militar, assim como qualquer outra carreira, deve ser pautado pela ética, o qual vem a ser um principio norteador das ações do agente de segurança pública, tomando ciência do que é certo e errado, consiga agir de acordo a atingir a finalidade que é garantir os direitos do cidadão. Ao policial, a recomendação de ter uma conduta ética no desempenho de sua função está prescrita na Lei 555 de 29 de dezembro de 2014, no qual em seu art. 44 diz que: os militares estaduais devem ter conduta compatível com os preceitos éticos desta lei e em especial com as seguintes disposições:
I – Os atos dos militares estaduais deverão ser direcionados para a preservação da credibilidade das instituições militares estaduais;
II – O trabalho desenvolvido pelos militares estaduais junto à comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar;
III – os atos dos militares estaduais verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional;
IV – não faltar com a verdade;
V – os militares estaduais devem trabalhar em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus companheiros e cada concidadão.
As recomendações são claras no que tange a comportamentos a serem observados na prática da atividade policial militar. Essas normas impostas pela instituição para a atuação de seus agentes contribuem para que os mesmos consigam distinguir as ações éticas das antiéticas. Todavia nos dias atuais, denúncias de condutas antiéticas por partes de policiais militares se multiplicam e são cada vez mais noticiadas pelas midias, o que torna a instituição não tão bem vista, porque ao mesmo tempo em que a sociedade sente que precisa confiar em quem deve dar segurança, esta mesma teme por condutas que não condizem com a finalidade da atividade policial.
É preciso que o policial seja consciente da importância do seu papel na sociedade, da sua missão de servir e proteger. A conduta deste profissional deve emanar bons exemplos, os bons comportamentos devem ser observados diariamente, pois a sociedade espera tal postura de um agente público. Nele ela deposita sua confiança de ter sua vida e bens salvaguardados.
GLOBALIZAÇÃO E A ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
O fenômeno da globalização tem reflexos direto na atividade policial militar, tendo em vista que dinamiza o processo de comunicação, sistematiza os procedimentos policiais dando mais agilidade ao serviço e permite que as atividades da instituição sejam acompanhadas pela sociedade através de todos os veículos comunicativos. Uma das características da globalização é a velocidade que se tem na comunicação, ela é feita de forma instantânea através de recursos tecnológicos produtos do mundo globalizado que esta cada dia mais ao alcance de todos. Pode se perceber os efeitos da globalização na atividade policial diariamente, por exemplo, através dos meios de comunicação, os quais constituem uma das formas fundamentais no auxílio ao policial no desempenho de suas atividades de segurança pública, de forma a dar-lhe supremacia nas suas ações, para que ele possa atuar de forma inteligente e dentro dos parâmetros legais. Na rotina de trabalho do policial militar a globalização está intrinsicamente ligada observando esses itens:
...