A Caverna dos Sonhos Esquecidos
Por: Andersonbsjp • 6/12/2016 • Dissertação • 414 Palavras (2 Páginas) • 541 Visualizações
ATIVIDADE DE SUBSTITUIÇÃO TÁSSIO[pic 1]
A caverna dos sonhos esquecidos
Após ver o documentário, começo a refletir sobre os princípios da comunicação humana. Acredito que de forma semelhante ao que se pode estudar na comunicação entre animais, que esta se dá de forma natural e instintiva, para sobrevivência e perpetuação das espécies. Os seres humanos provavelmente tiveram uma experiência tão rudimentar e despretensiosa quanto todos os animais, diferentemente do que vemos hoje.
Os desenhos e esculturas vistas no documentário, são, em meu modo de ver, uma evolução desse modo inicial de se comunicar, ultrapassando os limites de fins instintivos, trazendo a ideia de um ser, mostrando sua visão de mundo, não necessariamente para outros humanos, mas como uma forma de autoconhecimento. A ideia dos signos, como forma de levar a comunicação mais adiante, é algo que transcende esses limites e eleva os seres humanos a um outro patamar de comunicadores. A fixação de uma linguagem evoluída e codificada, que se dá com a evolução da comunicação oral e gestual, indo até a visual e a escrita, mostra, de forma simples e resumida, a linha evolutiva desse modelo de comunicação.
Durante esse processo evolutivo da comunicação humana, pode se observar, também, uma evolução na capacidade cognitiva do ser humano, que passa a entender cada vez melhor o mundo que vive, não necessariamente o respeitando. A comunicação visual é algo muito marcante, de forma exclusiva, por um grande período evolutivo, onde ainda não existia a codificação de uma linguagem escrita ou oral, como mostram os desenhos, pinturas e representações gráficas dos fatos que ocorrem nos períodos, quase sempre datados de milhares de anos atrás. Todo esse tempo e diversas formas de se comunicar, mostram como foi lento esse processo evolutivo, que hoje parece mudar a cada dia com o advento da internet e outras tecnologias.
Durante a evolução dos códigos de linguagens, é considerável falar sobre a diversificação desses, que, num pensamento lógico, deveriam caminhar para uma unificação, o que mostra que o processo evolutivo não se deu de forma isolada, como se pode ver atualmente nas diversas línguas que se encontram pelo mundo. Apesar dessa variedade nas formas de se comunicar e nos códigos utilizados para tal, temos uma comunicação fluente devido as convenções estabelecidas para cada coisa, o que podemos chamar de signos. Mesmo não usando o mesmo tipo de linguagem, pode-se chegar ao entendimento sobre qualquer coisa facilmente, basta a tradução dessas diferentes linguagens serem feitas, ultrapassando até mesmo deficiências físicas, como também alguns ruídos na comunicação.
...