A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA
Por: EsquiloSurfista • 4/4/2018 • Projeto de pesquisa • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA
AUGUSTO WELLINGTON SANTOS DE ARAÚJO
A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA:
O arquivista no cenário da Sociedade da Informação
João Pessoa
2017
AUGUSTO WELLINGTON SANTOS DE ARAÚJO
A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA:
O arquivista no cenário da Sociedade da Informação
Projeto de pesquisa apresentado para a avaliação da disciplina Metodologia do Trabalho Científico referente ao curso de Arquivologia, ministrado e sob a orientação da Professora Ana Claudia Cruz Córdula.
João Pessoa
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PERGUNTA-PROBLEMA 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 OBJETIVOS 7
4.1 OBJETIVO GERAL 7
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
5 REFERENCIAL TEÓRICO 8
5.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 8
5.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 9
5.2.1 A Influência das tecnologias da informação 9
7 CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Com o aumento da dependência tecnológica, é impossível não notar o crescimento do uso de facilitadores tecnológicos, como computadores, celulares, smartphones e suas funções importantíssimas, como aplicativos e programas que são possíveis ter em tais aparatos. Hoje, da emissão de um passaporte à declaração de Imposto de Renda, praticamente todas as nossas atividades podem passar por um meio digital, seja diretamente ou não.
Logo, no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, nota-se que há também essa dependência, que aparenta ser totalmente necessária.
De acordo com Nunes (1996), a autora afirma que:
Em função do enorme avanço recentemente em curso nas áreas de Informática e de Telecomunicações, o arquivista precisa permanentemente se reciclar, familiarizando-se com as novas tecnologias da informação, se atualizando, não só saber manipular adequadamente a nova aparelhagem eletrônica, como para utilizar convenientemente os diversos softwares disponíveis no mercado e se tornar capaz de usar sua criatividade combinando os recursos existentes para fazer frente às novas necessidades, sempre crescentes e cada vez mais diversificadas, dos usuários de arquivos, bibliotecas e museus em busca de uma informação verídica, seletiva, atualizada e de boa qualidade.
O arquivista agora enfrenta, como primeiro problema, o fato de que precisa manejar simultaneamente informações registradas em forma analógica e digital. Depara-se com a necessidade de gerir distintos tipos de armazenamento, adaptados à natureza dos diferentes suportes analógicos - papel, disco fonográfico, fotografias, microfilmes, filmes, fitas cassete, vídeos - e digitais - fitas e discos magnéticos, CDs.
Com base nessas afirmações, um arquivista é altamente dependente dessas tecnologias, pois o surgimento da expressão "tecnologia da informação" é algo recente, essa expressão só se desenvolveu a partir do crescente desenvolvimento da computação e da telecomunicação.
E essa crescente só explicita o quanto o arquivista tem que se atualizar e se reciclar com toda essa demanda de documentos digitais e lidar com cada vez mais o surgimento de novos recursos para o processamento, para recuperação e disseminação da informação contida em todos os objetos de trabalho do arquivista.
2 PERGUNTA-PROBLEMA
Sob o olhar do paradigma da Sociedade da Informação, até que ponto a tecnologia ajuda nas funções de um arquivista no mercado de trabalho, na vida acadêmica e na área de pesquisa, e o quanto a tecnologia tem influência sobre esse tipo de profissional?
3 JUSTIFICATIVA
A discussão sobre a temática é imprescindível para o desenvolvimento da mesma. A tecnologia é um tema referente a praticamente todas as áreas de estudo e não é diferente na Arquivologia, pois o arquivista tem que se adequar ao seu frenético avanço e desenvolvimento.
Em quanto ao estudo do assunto determinado, ao analisar o quão é importante a tecnologia na sociedade atual, nota-se que surgem diversos questionamentos que talvez não sejam discutidos adequadamente. Vale salientar o que Welthern (2000, p. 75) afirma:
A satisfação com tais avanços, no entanto, não deveimpedir-nos de identificar áreas de preocupação com adireção e o ritmo da mudança. A sociedade vem observandocom atenção a evolução histórica do novo paradigma dainformação e externando, em cada etapa dessedesenvolvimento, suas preocupações reais ou infundadascom as implicações sociais das novas tecnologias. Independentemente de aceitarmos ou não a concepção da“neutralidade” ou “ambivalência” da tecnologia, não se podeignorar as questões éticas relacionadas a ela.
Logo, este trabalho teria o intuito de agregar na discussão sobre a função do arquivista perante a sociedade atual, também conhecida como a Sociedade da Informação, e discutir os pontos positivos e negativos nas suas respectivas funções perante a tecnologia sob sua total influência, tanto no mercado de trabalho, quanto na área de pesquisa ou acadêmica. Pois não vale discutir somente lados positivos de um tema, a tecnologia tem sim a sua maravilhosa importância e seu lado bonito e agradável aos olhos, mas esconde toda uma série de pontos preocupantes que não podem ser deixados de lado.
...