Anulação do Desejo na Moral da Transparência
Por: fernand213 • 19/11/2019 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Resenha - Anulação do desejo na moral da transferência
Anulação do desejo na moral da transparência é um artigo produzido por Clóvis de Barros Filho, em que ele fez entrevista com diversos profissionais da área de relações públicas onde eles trataram de assunto relacionado a profissão. destacou-se mais algumas reflexões como a moral, espaço social, a transparência e a illusion. O texto trata-se de uma artigo, desenvolvido a partir de uma série de entrevistas com profissionais de relações públicas. Após essa pesquisa o autor dividiu seu texto em duas partes entre como deve ser e para que serve a atividade de relações públicas.
O artigo começa com um resumo, onde ele explica o tema a ser abordado, segue com a introdução em que ele fala um pouco do trabalho de um relações públicas e sobre como foi feita as entrevistas, ao final da introdução ele faz a conexão com o tópicos centrais que são o discurso ético revelador de um campo social onde ele sobre a transparência e a verdade e como elas são encaradas dentro da profissão, além do campo de RRPP - espaço social de produção do discurso ético aqui ele discorre bastante sobre a illusion e seu conjunto de regras e como o RP lida com elas, e sobre o referencial o fetichismo.
O autor em seu artigo aponta e discorre sobre os assuntos abordados de forma simples e trás trechos das entrevistas feitas pelos profissionais para servir de embasamento para o ponto trabalho por ele, como no primeiro sub-tópico em que ele fala sobre a transparência e que ela não é usada como estrutura para o profissional de RP e sim como ofício. Logo ele trás a opinião de uma das entrevistadas que fala que os relações públicas são como guardiões da comunicação e que devemos sempre assegurar a comunicação de informação.
Posteriormente fala um pouco sobre a illusion onde o autor cita que a partir dessa série de normas e regras o profissional de RP tem certa dificuldade em se identificar com as fronteiras do jogo e logo depois trás novamente a opinião de outra entrevistada que defende que para cessar os questionamentos sobre a real importância da profissão de relações públicas devemos parar de tentar explicar nosso trabalho.
Dessa forma o texto sempre está conversando com as entrevistas não deixando dúvidas que as opiniões do autor estão em concordância com os entrevistados. O artigo nos deixa ciente dos conflitos que os profissionais de RP passam devido a sua não solidificação do objetivo profissional e suas semelhanças de discursos feitos nas entrevistas, onde nos deixa perceber uma identidade da profissão, o artigo é voltado para os já profissionais de RP e para os que estão entrando agora, os termos usados são simples e de fácil entendimento e faz com que a leitura seja leve e compreensível.
...