Brasil é preciso priorizar a gestão
Por: claramendes12 • 13/9/2017 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
No Brasil é preciso priorizar uma gestão para mais eficiência nos serviços prestados, se compararmos o mercado atual com os serviços ofertados em outros países, como nos Estados Unidos, teremos uma indústria avançada por investir em diversos modais logísticos, enquanto no Brasil, o investimento é apenas em um modal.
Com base no senário atual, o país faz uso de uma gestão com alto nível de gastos no processo do transporte das mercadorias para as empresas, a causa disso tudo está relacionada ao não investimento do governo no que desrespeita a infraestrutura nacional de transportes. Com isso, o setor rodoviário apresentou facilidade na implementação e baixo custo na manutenção, tornando assim, uma logística nacional dependente de um único modal. Existe também outros meios utilizados no transporte, o modal ferroviário com capacidade de movimentar grandes volumes, apresentando mais segurança, baixo custo de manutenção e menor índice de acidente, porém, seus trajetos são limitados. No modal hidroviário temos atrasos dos portos precisando de investimentos na construção, ampliação e recuperação dos terminais para melhoria dos acessos terrestres e na infraestrutura em geral. 50% do movimento portuário brasileiro é realizado em apenas três portos, todos localizados no Sul e Sudeste. A falta de colaboração para melhoria nos serviços torna as empresas limitadas no meio de transporte usados pois gera frete com custo elevado. Essas dificuldades consequentemente acarreta a redução de custos e a insatisfação dos consumidores no valor, tempo da entrega e avarias que poderão acometer o produto. Em agosto de 2012 O Governo Federal lança o Programa de Investimentos em Logística (PIL) quer encarar de frente o problema da infraestrutura do país, aumentar a participação do setor privado na realização dos novos investimentos para assegurar a execução das obras e Cria a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para racionalizar e priorizar o uso dos recursos disponíveis.
O Brasil, quando comparado a nações parecidas como a China e Rússia, acaba por ficar muito atrás na competitividade internacional por causa dos custos associados ao transporte, armazenamento e distribuição ineficiente de seus produtos dentro do país e as políticas de inovação em logísticas tais como novas tecnologias tem que ser implantadas para melhoria das condições no mercado internacional sendo ambientalmente sustentável. Pois, a concentração do transporte no modal rodoviário implica numa alta emissão de CO2, alimentada pelo consumo de combustíveis, e numa menor eficiência do transporte. Também se torna necessário as estratégias de operações e em serviços, como a tecnologia e instalações, políticas operacionais e organização das operações. Diante dos desafios enfrentados a melhoria na gestão é um passo importante para as empresas empreender com projetos de inovações, sustentabilidade em distribuição e logística.
Dessa forma, o país necessita de mais investimentos tanto em novos modais quanto na Infraestrutura, pois sendo deficiente, gera ciclos longos os quais estimulam maiores custos com transportes e estoques para evitar desabastecimento no ponto de venda ou nos fluxos de exportação. Gerando assim, oportunidades para a comercialização de mercadorias dos países concorrentes como a China e Rússia. O setor de logística precisa incorporar a dinâmica da Inovação em suas atividades, gerando benefícios tanto para a prestadora de serviço quanto para seus clientes.
...