CAMINHOS DA FOLKCOMUNICAÇÃO
Por: RevistaBzzz • 3/3/2016 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Depois da Capa
Caminhos da folkcomunicação
Página 1 – imagem http://2.bp.blogspot.com/-_KtgrLpHhEU/UdCiAyD54sI/AAAAAAAAAGI/e5e3ZfzmbFk/s1600/DSCF3644.JPG
Página 2 – imagens
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/141559.jpg
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/101708.jpg
Na mesma página - Isso é uma das bases de estudo da folkcomunicação!
- Beltrão http://fernandomachado.blog.br/wp-content/uploads/2013/08/luiz-beltr%C3%A3o.jpg
A Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão em sua tese de doutorado “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias”. Em sua tese, Beltrão definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo
“o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.
- A voz da vez (Página 3) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cd/Caipira_picando_fumo.jpg
https://barretocordel.files.wordpress.com/2012/09/cordel.jpg
É a comunicação de grupos sociais rurais e urbanos, marginalizados social e culturalmente, sem acesso ou representação nos meios de comunicação. Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.
Origens do estudo (página 4) http://prancingthroughlife.com/wp-content/uploads/2013/11/banksy-dreams_00349040.jpg
Preocupação em descobrir como as camadas populares se informavam e como sintetizavam suas opiniões. “Processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.” (BELTRÃo, 2001, p. 79)
(Para Beltrão, a parcela marginalizada faz uso de um sistema de comuniação próprio, sendo um produto de uma atividade artesanal do agente-comunicador.)
Renovação da folkcomunicação (página 5)
(Beltrão deu o pontapé inicial, e mais tarde, outros pesquisadores se aprofundaram e ajudaram a concretizar o tema. Daí surgiu essa definição:
- Estudo dos procedimentos comunicacionais pelos quais as manifestações da cultura popular ou do folclore se expandem, se socializam, convivem com outras cadeias comunicacionais, sofrem mutações por influencia da comunicação massificada e industrializada, ou se modificam quando apropriadas por tais complexos (HOHLFELDT, 2002)
- A Folkcomunicação tem um caráter preservador e exerce um papel na nossa cultura e na nossa formação educacional. Preservar nosso patrimônio linguístico e escrito é preservar todo esse conjunto de informações que nasce com o homem e que atravessa as gerações. http://s.glbimg.com/og/rg/f/original/2011/09/23/luiz-maranhao_foto_daniela-__.jpg (Beltrão, na foto)
- Congressos Congresso Latino americano de comunicação
- Intercom
- Evento específico – Conferencia brasileira de Folkcomunicação (Folkcom)
http://3.bp.blogspot.com/-MAUG6pR76rI/URGZUF_7SoI/AAAAAAAAAEM/8otetlviBT4/s1600/Logo_Folkcom.png
...