Os Limites do humor e a liberdade de expressão
Por: Luciana Matias • 5/6/2018 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 791 Visualizações
Nome: Lia Silva De Lima
Escola: Espaço criativo
Professor: Daniel Pontes
Os limites do humor e a liberdade de expressão
Até onde as pessoas vão com esse exagero em comentários pelo simples ato de rir? Esta se originando muitos conflitos por conta da grande liberdade que o humor tem de ser exposto de forma desconstrutiva, e mesmo tendo leis defensoras dos direitos humanos a liberdade de expressão acoberta demais os humoristas que extrapolam nas brincadeiras.
Na verdade o humor não é só o ato de rir, ele pode ser também um influente para assuntos respeitosos e importantes por conta dele dar uma liberdade expressiva para os humoristas que o deixam em muita vantagem. O problema é que poucos usufruem isso da melhor forma e acabam sendo muito prejudiciais.
A constituição é o defensor da liberdade de expressão e no início da conquista da liberdade as pessoas não ligavam se tal piada era ofensivo ou não por conta ilusória que eles pensavam que estava tudo bem e a importância é eles terem a desejada liberdade, mas a partir do momento que a liberdade de uma pessoa não tem limites, interfere a liberdade de outra.
Por isso que o humor precisa de limites, e não de um fim. E ser visadas atentamente para não ter tantas brechas fazendo humoristas inconsequentes fazerem brincadeiras com desrespeito ao próximo ou trazendo uma influência negativa para a sociedade.
Os limites do humor
Afinal, como assim limites para o humor? O que esta sendo muito comum é encontrar pessoas que utilizam o humor para ridicularizar parte da sociedade. E isso já gerou diversos problemas. E existe um grave problema sobre pessoas que querem fazer seu público rir, causando problemas psicológicos aos que sofrem.
E o que isso tem haver com o humor? Não é em si o humor, mas a ausência de limites que algumas pessoas têm com outras em questão de fazer piadas desrespeitosas. E mesmo que alegando ser brincadeira, sempre irá ter um fundo de verdade. Por mais que o humor seja uma liberdade de expressão nem todos usam essa liberdade para meios em que ajudem a sociedade a ter um amplo conhecimento das coisas, e isso afeta pessoas que ainda estão na fase de que ainda estão na fase de construção de idéias e concepções.
É possível limitar o humor quando, por exemplo, ele incentivar preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; for ofensivo a uma determinada religião ou crença; violar de forma injustificada e desproporcional a intimidade, a vida privada, a honra ou a imagem de uma pessoa; e incentivar discriminações ou discursos racistas.
Mas ainda assim os humoristas encontram brechas nas leis para fugir de seus atos. E tem de ver como tudo se iniciou quanto ao problema para averiguar se o humorista realmente tem a culpa de todo o conflito.
Os (des) limites do humor
O humor é algo muito comum e debatido em muitos lugares por gerar uma grande polêmica sobre como está sendo apresentado ás pessoas e o que está sendo abordando, mas o que seria o humor? Muitas vezes ele é criado a partir de uma visão crítica do mundo do comportamento humano. Também é marcado pela descontração, o humor vale-se de exagero para provocar risos
Se mal utilizado, o humor, ele pode se tornar um grande opressor também. O que muitos humoristas fazem de errado é querer "arrancar" risadas das pessoas, independente de ser um comentário ruim ou não. As pessoas que riem com isso também concordam com o comentário, porque o humor é uma expressão segura de conflitos reprimidos.
...