TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Comunicação digital doceria mel de engenho

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Discentes: Maria Eduarda Falcão, Marília Brandão, Vinícius Cavalcanti

Disciplina: Comunicação Digital

Atividade: Plano de Comunicação: Doceria Mel de Engenho

        Buscamos mostrar ao público que, muito além de uma atitude biológica, a alimentação assume também um comportamento cultural. Assim, comidas vão muito além do valor nutritivo e/ou o teor proteico dos alimentos, pois o homem busca, através de suas refeições, eternizar os momentos e, principalmente, levar em consideração os aspectos simbólicos que revestem a 'comida', bem como o modo de preparar e comer os alimentos.

        Dessa forma, oferecemos ao consumidor         uma típica loja de doces regionais nordestinos, que trará essas receitas feitas com produtos orgânicos, fornecidos por agricultores de economias familiares, e finalizadas por pequenos fornecedores, como aposentados e empreendedores locais. Buscando, assim, prioriza a regionalidade agregada em nossa cadeia produtiva.

        Sendo assim, faremos o uso da fartura e da opulência das bases da cozinha nordestina, do frescor dos ingredientes e da simplicidade da comida honesta. Está que é aquela que já foi mais que testada e aprovada por gerações, que pode ser compartilhada, proveniente geralmente de pequenos produtores, vendida a um preço justo e que, por acaso, está sendo servida ao consumidor, mas que não vem com rótulos, pois o importante é sentar-se à mesa diante de boas companhias e uma farta comemoração com muitos pretextos para se tornar memorável.

  1. NARRATIVA DA MARCA

        O patrimônio culinário expresso nas refeições tradicionais de cada região, fazem parte da memória afetiva do ser humano, do registro, da transmissão oral de nossa herança cultural que convive com a modernidade, por isso, a culinária de um povo representa o idioma próprio da região.

        No entanto, existem muitos outros alimentos nutritivos e saborosos que eram apreciados e faziam parte das refeições familiares, mas que foram, aos poucos, sendo esquecidos ou desvalorizados. Entre as principais razões do abandono gradual desses alimentos estão as transformações oriundas da urbanização, da industrialização, do desenvolvimento de tecnologias, da expansão da indústria de alimentos, da difusão da mídia e do discurso científico, que afetam de forma diferenciada os grupos sociais de acordo com sua história e aprendizagem.

        Para trazer as lembranças das reuniões de família, dos dias de domingo, que são sempre repletas de aromas, tradições e muitas heranças culturais, no preparo de cada prato, a gente faz de tudo para que você sinta a afetividade em torno de todas essas memórias, aproveitando ao máximo os momentos que estão sendo vivenciados no presente.

        Temperado com afeto e aconchego, feito casinha de vó, a doceria Mel de Engenho tem o prazer de apresentar ao público a ideia de doces, que vai muito além de sobremesa. Buscamos trazer as recordações através dos sabores, aromas e contato com os produtores, e, assim, convidar o público para renovar as lembranças a cerca dos produtos que eram comuns na sobremesa do almoço de domingo.

        Para nós, participar de momentos memoráveis junto a você é sempre um prazer, por isso investimos muito em atendimento e embalagens práticas, para que a experiência com nossos produtos sejam o mais natural possível. Ainda assim, é preciso muito mais que qualidade para ser capaz de proporcionar as lembranças de sua vida renovada em novas vivências, por isso, prezamos em ser transparente, atento e reinventar sempre para que você tenha novidades e muitos pretextos para boas comemorações. E enquanto houver motivo para festejar, você possa lembrar de nós.

  1. PÚBLICO ALVO

        O setor de alimentação vem crescendo nos últimos anos e uma nova tendência de mercado se destaca: produtos prontos, dentre eles, doces. Já se foi o tempo em que se fazia tudo em casa, hoje existem lojas especializadas nos mais diversos doces.

        Dessa forma, buscamos atingir um público de faixa etária entre 25 e 50 anos principalmente das classes B e C recifense, visto que possuem grande capacidade aquisitiva e certa preocupação em comemorar ocasiões especiais, bem como a forte ligação com suas heranças culturais, através de memórias afetivas, ou seja, o cheiro, o sabor, o preparo, enfim, que as comidas regionais lembrem de seu convívio com familiares, amigos e colegas.

  1. PÚBLICO SECUNDÁRIO

        Devido à forte ligação com a produção orgânica dos produtos, buscamos, ainda, atingir um público que valoriza os processos sustentáveis, estes que buscam por alimentos que possam trazer algum benefício à saúde e, consequentemente, ajudar em sua qualidade de vida, além de lutar por um ideal social que valorize o meio ambiente.

  1. PERSONA

        Nelson tem 28 anos, é engenheiro recém-formado. Sua família, tradicional em sua cidade do interior, fez com que ele passasse por várias batalhas para receber o seu diploma. A primeira delas foi a desvinculação familiar, visto que são todos do interior e, com a universidade na capital, Nelson precisava morar mais próximo de onde iria estudar. Ainda assim, ele preza por passar o final de semana com seus familiares, para manter viva a tradição do almoço de domingo na casa da avó, onde todos se reúnem para apreciar uma farta mesa e celebrar as conquistas de todos, bem como as datas especiais como aniversários e casamento. Outra de suas batalhas foi a busca por um local que oferecesse refeições que se assemelhassem com a de sua casa, principalmente com os bolos que sua mãe fazia nos tempos livres e incensavam a casa com o melhor cheiro que se lembrava. Sendo assim, Nelson está busca por um meio que possa unir as tradições de sua família a seu novo cotidiano de recém-formado, com muitas obrigações a serem feitas e quase nenhum tempo livre para ter um maior contato com quem mais importa, sua família.

  1. DIFERENCIAIS

        É percebido, no mercado das grandes docerias, que o contato com o cliente no meio online é muito precário e poucos deles conhecem o processo de produção do produto. Sendo assim, buscamos tornar nossa intangibilidade, advinda da falta de um ponto de vendas físico, uma experiência afetiva e satisfatória para nossos clientes.

        Assim, buscamos inserir nosso consumidor na cadeia produtiva de nossos doces através do contato direto com os pequenos produtores, capacitados para a produção de nossos produtos. Dessa forma retemos três principais diferenciais no mercado: (1) maior dinamicidade na entrega dos produtos, ou seja, teremos mais agilidade na entrega visto que os fornecedores estarão mais perto do cliente final, podendo estar no mesmo bairro ou prédio, por exemplo; (3) favorecimento de entregas conscientes, ou seja, preocupação com o meio ambiente; e (2) maior envolvimento do cliente com a produção, trazido pelo contato afetivo com o produtor, ou seja, forneceremos um contato direto entre ambos para que possam conversar sobre a produção, ainda assim, será disponibilizado um sistema de acompanhamento do pedido através do app, a partir de um cadastro previamente feito, para quem não puder/quiser entrar em contato direto com o vendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com