Políticas Educacionais
Por: Paula Djc • 23/5/2015 • Resenha • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
FACULDADE DOM CASMURRO
ANA PAULA DE QUEIROZ
PROJETO ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO TOTAL
LUZIÂNIA
2014
FACULDADE DOM CASMURRO
ANA PAULA DE QUEIROZ
PROJETO ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO TOTAL
Professora: Lorena
Disciplina: Políticas Educacionais
Aluna: Ana Paula de Queiroz
Curso: Pós-graduação
Docência do Ensino Superior
LUZIÂNIA
AGOSTO 2014
PROJETO ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO TOTAL
ANA PAULA DE QUEIROZ
LUZIÂNIA
AGOSTO 2014
NOME DO PROJETO:
Acessibilidade: Inclusão Total
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
Abril a Agosto 2014.
PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar.
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Gestor: Luis Henrique Cardoso.
Professores:
Ana Paula de Queiroz
Maria Eliete Souza.
Gabriela Nascimento.
James Oscarino Lima.
Sumário
ACESSIBILIDADE: Inclusão Total1
JUSTIFICATIVA2
OBJETIVOS3
Objetivo Geral5
Objetivos Específicos6
METODOLOGIA4
CRONOGRAMA DO CONTEÚDO5
MATERIAIS UTILIZADOS6
CONSIDERAÇÔES FINAIS4
Acessibilidade: Inclusão Total
1. JUSTIFICATIVA:
A escola tem um compromisso importantíssimo na sociedade. Ela é a grande responsável na formação do cidadão crítico, participativo, consciente de seus direitos e deveres. Ela é o pontapé inicial para que o indivíduo aprenda a conviver em sociedade.
A importância da escola na formação do cidadão justifica os investimentos públicos para o sistema educacional. A fim de melhorar o ambiente de aprendizado, adequar às instalações físicas, promover efetivamente a inclusão de todos é que a comunidade escolar deve se unir para fazer valer os direitos já garantidos por lei.
As políticas que dizem respeito à acessibilidade têm de ser apresentada a comunidade escolar para que essa venha a conhecer seus direitos e ter consciência de que esse projeto também é uma forma de lutar pelos direitos das pessoas que necessitam de um tratamento diferenciado. É a partir de ações como essa que a inclusão vai se consolidando no Brasil.
A acessibilidade procura facilitar seu acesso à escola, aumentar a produtividade do individuo, investir em ações cotidianas que lhe dêem condições de melhorar seu desempenho em todas as atividades durante a sua vida.
Levar à sociedade o conhecimento dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais com o intuito de promover a integração desse grupo, que sem duvida faz parte da sociedade, assim como qualquer outra pessoa dita “normal”.
Constituição Federal.
Art. 42. As escolas técnicas e profissionais, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Capítulo III – Da Educação Profissional)
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais (Capítulo V – Da Educação Especial)
IV – Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V – acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. (Capítulo V – Da Educação Especial, Parágrafo 3º, Artigo 59)
Parágrafo único. O Poder Público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo. (Capítulo V – Da Educação Especial, Artigo 60, parágrafo único).
Segundo o Gestor Luiz Henrique Cardoso é de grande importância envolver a comunidade no ambiente escolar. Só a partir de uma gestão participativa será possível construir um ambiente favorável de desenvolvimento educacional a todos os tipos de alunos, sejam eles portadores de deficiência ou não.
A intenção da escola é investir em melhorias que atendam não somente aos alunos especiais como também a todos os outros ditos “normais”.
A melhora do sistema educacional tem que ser progressiva e contemplar todos os pontos essências para uma educação de qualidade, e que principalmente eliminem os fatores excludentes.
Uma sociedade justa e igualitária só será possível à medida que a escola se estruture ou reestruture investindo na capacitação profissional e melhorias na infraestrutura e aquisição de materiais didáticos e tecnológicos, bem como resgatando valores sociais, proporcionando a formação de cidadãos, fechando o ciclo com sucesso.
Os recursos financeiros são importantes no processo de inclusão, mas antes de tudo é necessário entendimento e aceitação da sociedade do que é deficiência e como contribuir para o processo de inclusão.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O objetivo desse Projeto é disseminar o conhecimento e sensibilizar a comunidade escolar a respeito da acessibilidade na Escola Estadual Vasco dos Reis Gonçalves e incentivar a adesão das demais escolas do município.
2.2 Objetivos Específicos
- Demonstrar através de ações junto à comunidade escolar a importância do projeto como forma de inclusão.
- Propor soluções práticas e possíveis para melhorar a infraestrutura escolar.
- Inculcar na comunidade a legislação que relata a importância da acessibilidade na construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de condições para todos.
- Estimular os alunos à iniciação científica, estimulando seu desempenho acadêmico que será adquirido através da prática construtiva e participação no projeto.
3. METODOLOGIA:
A intenção do projeto é informar a comunidade sobre os direitos das pessoas com deficiência. Para isso, envolvemos alunos e professores na pesquisa, sob orientação do Gestor Escolar. O resultado foi a confecção de uma cartilha de informação ao cidadão sobre as legislações em vigor. Pesquisamos todos os direitos já garantidos pelos portadores de deficiência e propomos as melhores soluções para os problemas encontrados.
...