Projeto Preconceito
Por: Darley • 27/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4
3 OBJETIVOS..............................................................................................................5
3.1 GERAL..........................................................................................................5
3.2 ESPECÍFICOS.............................................................................................. 5
5 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
6 CRONOGRAMA....................................... ...................................................... ........8
7 CONCLUSÃO.................................................................................................. ........8
8 REFERENCIAS.........................................................................................................8
1-INTRODUÇÃO
Pretende-se discutir o tema preconceito e discriminação por se tornar um problema que aumenta cada vez mais nos ambientes escolares e sociais.
Diante da repercussão do tema, torna-se necessário que nós educadores possamos entender melhor a situação, para que junto aos alunos, possamos buscar soluções que venha amenizar a situação.
As palavras preconceito e discriminação andam lado a lado. Por isso devemos formular projetos que favoreça o entendimento por parte de toda a população, mostrando a real situação as que presenciam e buscar melhorias.
Entretanto, esse trabalho, procura mostrar os meios e as situações que mostra os diferentes tipos de preconceito, que ocorre nos ambientes sociais alertando a população para as conseqüências que as pessoas que sofre com o preconceito podem ter. Que na maioria das vezes chega a deixar seqüela por toda a vida.
Não basta criar leis, é preciso que elas sejam validadas e que acima de tudo venha acompanhada de preparação e conscientização da população.
Portanto, as discussões, idéias e aprofundamento do tema estão voltados para o desenvolvimento de atitudes e ações preventivas no que se refere ao preconceito e a discriminação.
2-JUSTIFICATIVA
Por ser um tema de grande relevância, torna-se necessário que haja um aprofundamento maior, de maneira que se torne compreensível a toda a população. É preciso que a escola como um todo desenvolva atividades e projetos voltados para a compreensão e conscientização dos alunos e demais membros da sociedade, com o intuito de amenizar o problema que ocorre nos ambientes escolares, mais precisamente nas salas de aula.
Por isso há essa grande preocupação de nossa parte, como futuros educadores, com a situação que presenciamos nas salas de aula com os nossos alunos, e que na maioria das vezes chega a ser incontrolável.
3- OBJETIVOS
3.1 GERAL
* Conscientizar alunos e demais pessoas da comunidade escolar, sobre os problemas decorrentes do preconceito de da discriminação.
3.2 ESPECÍFICOS
* Discutir o real significado da palavra preconceito e discriminação e sua abrangência.
* Aprofundar o estudo sobre preconceito e discriminação e sua relevância no ambiente escolar.
* Compreender as conseqüências da pessoa que passa por tal situação.
* Promover e debater sobre o tema e sua repercussão na atualidade.
4- DESENVOLVIMENTO
Entendendo o preconceito
Vivemos numa sociedade competitiva como a nossa, onde o ato de etiquetar o outro como diferente e inferior tem por função definir-nos por comparação, como superiores. Atribuir características negativas aos que nos cercam significa ressaltar as nossas qualidades, reais ou imaginárias. Quando passamos da idéia á ação, isto é , quando não apenas dizemos que o outro é inferior, mas agimos como se de fato ele fosse, estamos discriminando as pessoas e os grupos por conta de uma característica que atribuímos a eles.
De uma forma mais precisa podemos dizer que o discurso preconceituoso procura enquadrar as diferentes minorias a partir de um julgamento da generalização não demonstrada.
A pessoa que faz um discurso de discriminação procura todos os meios possíveis de intimidar o outro com palavras e gestos.
Segundo, (ABRAMOWICZ, 2005, p.13)
Quando menos se espera, aparece alguém com atitudes que destoam da maioria. Um aluno ou uma aluna age e se expressa de forma que provoca mal estar no grupo...
A forma de expressão das pessoas acaba provocando situações que deixa a pessoa incomodada e arredia, porque quando as provocações são generalizadas o preconceito enquadra toda uma minoria. Como por exemplo, a forma de se expressar com provocações, para o negro, nesse caso, todos os negros seriam inferiores, não só alguns. A inferioridade passaria a ser uma característica racial inerente a todos os que se referem.
Torna-se evidente que o total de pessoas atingidas pelo preconceito constitui a maioria numérica da sociedade, principalmente se incluir as mulheres. (MAGNOLI, 2009, p.27), afirma que: “A ciência das raças deu seus primeiros passos na moldura da reação ao movimento abolicionista”.
O inicio de um período conhecido como “quase” liberdade, isso, porque na verdade, ainda encontra-se uma grande parcela de pessoas que vivem a mercê do preconceito e da discriminação, a palavra respeito, na maioria das vezes não é empregada da forma que deveria á população, á diversidades do povo brasileiro.
...