Publicidade
Por: willianjohnny • 28/4/2015 • Artigo • 819 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
As Cidades Invisíveis (Ítalo Calvino) (https://www.youtube.com/watch?v=WDYp9hnZvuI)
Parte 1 – Sobre o Autor
Quem Foi:
*Italo Calvino foi um escritor Italiano (porém nascido em cuba)
*Veio de uma família de cientistas e dentre eles é o único não cientista.
*Viveu o Período de Resistência na Italia e foi convocado pela armada Faxista.
*Não compareceu a convocação e fugiu para as montanhas para se unir a uma brigada da resistência, nesse período seus pais inclusive foram presos como “reféns” em favor de sua apresentação ao exército.
* Após a guerra, formou-se em letras em Turim, e em 1947 alistou-se no partido comunista.
*Iniciou sua vida literária de fato escrevendo sobre a resistência e o período que a viveu.
* Um ensaio sobre esse período foi publicado em “Trilha dos ninhos de aranha”, Romance escrito por Calvino, tratando desse período da resistência observado sobre o olhar de uma criança.
* Italo Calvino trabalhou na Anaudes, Editora de renome italiano, editora essa que recebeu vários escritores de esquerda.
_____________________________________________________________________________
A Obra
*Cidades invisíveis é considerada pelos críticos, a obra mais expressiva de ítalo Calvino
*O título já se torna sugestivo, pois o termo “cidades invisíveis” já mostra cidades que não podem ser vistas, não pelo menos utilizando os olhos, mais sim com observações mais internas do que externas.
*Esta obra foi influenciada diretamente pela obra Milione (o Milhão)... Italo então retoma a figura de Marco Polo e o Imperador Klubai Kan.
* Italo utiliza a frase “Não é possível descrever o mundo, tal complexo este se tornou”
* São Descritas 55 Cidades, essas são sub divididas em 9 capitulos, o primeiro e último capítulos são diferentes do segundo ao sétimo, são 5 cidades em cada capitulo. Cada grupo de cidades tem uma espécie de legenda (as cidades e os sonhos, as cidades e os desejos, as cidades e os mortos...), são utilizados 11 rotulos as cidades, e esses rótulos são numerados. No primeiro e no ultimo capitulo são 10 cidades. Dessa forma é possível observar a uma referencia a analise combinatória a influencia de ítalo Calvino. Uma associação da matemática com a literatura.
_____________________________________________________________________________
A história
Parte 1 - primeiro Narrador
Após viajar por 30 anos, o mercador veneziano Marco Polo chega as portas do extremo Oriente, na capital do império de Khan.
Marco então iniciou trabalhos diplomáticos a favor do Imperador pra que o mesmo pudesse conhecer melhor as cidades existentes em seu império.
Inicialmente, a dificuldade linguística fez com que Marco Polo utiliza-se de meios diferentes da fala pra demonstrar o que via em suas viagens (utilização de gestos, sons e tudo o que pudesse referenciar aquilo que tinha sido visto por ele em suas viagens).
Parte 2 – primeiro narrador
Inicia-se a história por, as cidades e a memória 1 e 2, Onde já se é percebido que Marco Polo sempre indica as cidades, relacionando-as a nomes de mulheres (Diomira e Isidora)
Seguindo essa linha de raciocínio, Marco sempre faz observações as cidades, não mostrando aquilo o que é visível, como a inquestionável estrutura arquitetônica por exemplo, mais sim aquilo que as cidades trazem dentro de sua.... partindo de seu ponto de vista histórico, as sensações passadas por seus habitantes a quem os observa ou as eternas inspirações que viajantes levam após terem passado por essas cidades.
...