TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

As Cidades Invisíveis (Ítalo Calvino)  (https://www.youtube.com/watch?v=WDYp9hnZvuI)

Parte 1 – Sobre o Autor

Quem Foi:

*Italo Calvino foi um escritor Italiano (porém nascido em cuba)

*Veio de uma família de cientistas e dentre eles é o único não cientista.

*Viveu o Período de Resistência na Italia e foi convocado pela armada Faxista.

*Não compareceu a convocação e fugiu para as montanhas para se unir a uma brigada da resistência, nesse período seus pais inclusive foram presos como “reféns” em favor de sua apresentação ao exército.

* Após a guerra, formou-se em letras em Turim, e em 1947 alistou-se no partido comunista.

*Iniciou sua vida literária de fato escrevendo sobre a resistência e o período que a viveu.

* Um ensaio sobre esse período foi publicado em “Trilha dos ninhos de aranha”, Romance escrito por Calvino, tratando desse período da resistência observado sobre o olhar de uma criança.

* Italo Calvino trabalhou na Anaudes, Editora de renome italiano, editora essa que recebeu vários escritores de esquerda.

_____________________________________________________________________________

A Obra

*Cidades invisíveis é considerada pelos críticos, a obra mais expressiva de ítalo Calvino

        *O título já se torna sugestivo, pois o termo “cidades invisíveis” já mostra cidades que não podem ser vistas, não pelo menos utilizando os olhos, mais sim com observações mais internas do que externas.

*Esta obra foi influenciada diretamente pela obra Milione (o Milhão)... Italo então retoma a figura de Marco Polo e o Imperador Klubai Kan.

* Italo utiliza a frase “Não é possível descrever o mundo, tal complexo este se tornou”

* São Descritas 55 Cidades,  essas são sub divididas em 9 capitulos, o primeiro e último capítulos são diferentes do segundo ao sétimo, são 5 cidades em cada capitulo.  Cada grupo de cidades tem uma espécie de legenda (as cidades e os sonhos, as cidades e os desejos, as cidades e os mortos...), são utilizados 11 rotulos as cidades, e esses rótulos são numerados. No primeiro e no ultimo capitulo são 10 cidades. Dessa forma é possível observar a uma referencia a analise combinatória a influencia de ítalo Calvino. Uma associação da matemática com a literatura.

_____________________________________________________________________________

A história

Parte 1 -  primeiro Narrador

Após viajar por 30 anos, o mercador veneziano Marco Polo chega as portas do extremo Oriente, na capital do império de Khan.

Marco então iniciou trabalhos diplomáticos a favor do Imperador pra que o mesmo pudesse conhecer melhor as cidades existentes em seu império.

Inicialmente, a dificuldade linguística fez com que Marco Polo utiliza-se de meios diferentes da fala pra demonstrar o que via em suas viagens (utilização de gestos, sons e tudo o que pudesse referenciar aquilo que tinha sido visto por ele em suas viagens).

Parte 2 – primeiro narrador

Inicia-se a história por, as cidades e a memória 1 e 2, Onde já se é percebido que Marco Polo sempre indica as cidades, relacionando-as a nomes de mulheres (Diomira e Isidora)

Seguindo essa linha de raciocínio, Marco sempre faz observações as cidades, não mostrando aquilo o que é visível, como a inquestionável estrutura arquitetônica por exemplo, mais sim aquilo que as cidades trazem dentro de sua.... partindo de seu ponto de vista histórico, as sensações passadas por seus habitantes a quem os observa ou as eternas inspirações que viajantes levam após terem passado por essas cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com