Resenha sobre comunicaçao
Por: jonatan arruda • 28/6/2015 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
Aluno: Jonatan de A. Puggeze Curso: Administração Turma: A
Comunicação empresarial: integrando ações estratégicas na elaboração de planejamentos eficazes.
A comunicação empresarial possui muitas nuances que devem, exaustivamente, ser exploradas, analisadas e avaliadas.
O conhecimento da cultura da comunicação organizacional é de suma importância, pois determina as ações estratégicas objetivando a harmonia entre todos os envolvidos. É necessário avaliar a cultura organizacional dentro da empresa moderna, quase como uma necessidade para melhor compreende-la. Diante do fenômeno da globalização, surge a necessidade premente de incrementar a comunicação das organizações com o mercado.
A palavra organização significa uma ferramenta ou instrumento. Evidentemente que durante a revolução industrial receberam uma conotação voltada à mecanização, entretanto organizações são sistemas, elas são constituídas por pessoas, como parte do sistema ou mesmo como seu usuário, elas possibilitam o desenvolvimento pessoal e intelectual de seus integrantes que servem a sociedade, participam efetivamente do desenvolvimento e do conhecimento. A integração de toda comunicação empresarial deve alcançar os objetivos de visibilidade positiva.
A humanização das relações interpessoais, essa teoria tem como base cinco mandamentos: autoconfiança, emoções, empatia, automotivação e relacionamento.
A palavra cultura derivou-se de cultivo. O termo foi sofisticando-se e criando padrões de refinamento. Cultura organizacional é o reflexo da essência de uma organização que pode ser uma estratégia, um mecanismo de poder, os meios de atingir os resultados desejados, tática usada originalmente na área militar, hoje e bastante utilizada na área de negócios. Os objetivos representam os fins, a estratégia é o meio para alcançar esses fins. Estratégia é, na verdade, a utilização de meios adequados para atingir os resultados desejados.
A comunicação interna é aquela que abrange a comunicação, denominado de publico interno. Muitas ações deste público torna-se um grande disseminador da boa imagem empresarial, determinar procedimentos, promover uma imagem com o objetivo de difundir informações de interesse publico. A comunicação institucional constrói de certa forma a identidade da empresa para auxilia-la no marketing para conquistar clientes e retê-los.
A globalização força a organização a atuar com suas ações de comunicação que gera integração, que pode e deve significar sinergia, envolvendo a todos. Os novos veículos de comunicação exigem que trabalhem de forma conjunta com profissionais, o denominado “tripé da comunicação”, que se enquadra: relações publica, publicidade e propaganda e jornalismo.
Planejamento “pressupõe” ao passo que é inerente ao processo de gestão estratégica, seus tipos estão determinados em estratégicos, tático e operacional. Planejamento permite integração, dando condições de sobrevivência e vitalidade.
No que diz respeito ao publico interno, é preciso uma avaliação pormenorizada, levando em conta o grande período de tempo que cada funcionário dedica ao seu trabalho, isso resultara numa imagem positiva da organização, elevando e valorizando seus membros e ate mesmo a sociedade em que a empresa estiver inserida. Portando e preciso um eficiente planejamento das ações, pois não se pode pensar na empresa como um organismo isolado, entretanto o resultado é a qualidade de vida para todos os seus profissionais.
...