Resumo Sobre Capítulo Sobre Sinais da Comunidade
Por: Natália Sangaletti Simas • 13/5/2016 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
Teoria da Forma
- Os sinais da comunidade
Idade Média: Sinais nos canteiros
Famílias e cidadãos camponeses mais abastados passaram a utilizar os símbolos como forma de personificação gráfica
Paredes, muros, utensílios, túmulos e documentos.
Agricultores e comerciantes analfabetos > símbolos reproduziam de forma estilizada os objetos de uso
Signo de Hermes era a forma alegórica básica
Buscavam exprimir sua própria personalidade no contexto familiar, assim surgiram sequencias de sinais parecidos, que identificavam tal pessoa como pertencente aquela família ou grupo.
Não era uma atividade exclusivamente ocidental. Chineses – carimbos com combinações de imagens e caracteres.
Japoneses – arte nos brasões/mons
Expressavam o conceito de beleza e equilíbrio, tradicional da cultura japonesa. A ligação entre espírito e natureza influenciou a forma dos mons, assim como as armas que decoravam as paredes. Até hoje esses brasões fazem parte das vestimentas tradicionais japonesas.
Heráldica: “Heraldo” (arauto) = o mensageiro/portador. Atualmente uma área de estudos da História. Os sinais gráficos das fardas, bandeiras, escudos e documentos fornecem informações sobre o contexto histórico e os acontecimentos, além dos registros escritos.
Na Idade Média exercia o papel de diplomata. Seu traje o identificava como membro de um grupo ou poder soberano – tornando-se facilmente reconhecível.
Cruzadas: cavalheiros passaram a usar uniformes, para que fossem facilmente identificados.
O escudo foi o principal componente a atuar como portador das cores ou sinais gráficos da família.
Cores primárias: primeiro sinal de identificação.
Combinações de cores: segundo sinal de identificação.
Sentido da divisão dessas combinações: terceiro sinal de identificação
Cor secundária deixou de ser apenas um preenchimento do espaço e passou a assumir um contorno que lhe garantia uma expressão simbólica.
Regulamentos para se produzir um brasão: divisão da superfície passa a ser submetida em convenções de forma e estruturação.
O campo do brasão contém áreas específicas para a apresentação nítida da filiação.
Representações figurativas de animais, ou figuras extraídas da natureza ou do ambiente doméstico e profissional.
Heráldica moderna: Bandeiras nacionais constituem o principal objeto de estudo. Cada nação defende a própria individualidade.
ONU – ideal de comunidade universal. Heráldica torna-se uma ciência do passado.
Bandeiras: delimitações das áreas coloridas.
Algumas nações mantiveram seus brasões na bandeira, o que as tornam mais fáceis de serem identificadas.
Imagens abstratas ou parcialmente simbólicas: círculos, estrelas, luas, cruz.
Imagens realistas: figuras mais complexas.
Divisão dos povos ou grupos: obedece às tradições das forças políticas, religiosas ou étnicas.
- As logomarcas
Marca: indica um significado.
Identificação de bens: desejo individual
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