Tecnologia, uma parceira com o ensino a distancia
Por: pauloroa • 26/4/2017 • Dissertação • 394 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Tecnologia, uma parceira da educação à distância.
Atualmente a tecnologia vem se mostrando que pode ser modificada e incrementada de diversas formas e métodos, que por mais simples que pareça ser, adquiri eficiência em seus dados, processos e informações finais.
Uma dessas mudanças simples que podemos observar nos últimos anos é a educação à distância. Uma forma em que as empresas de ensino tanto de cursos básicos, técnico e superior, dispõem para seus alunos estudarem principalmente conforme as suas necessidades de tempo disponível.
Essa ferramenta de ensino foi uma transformação fantástica do modo de ensinar e de transmitir conhecimento. Podemos citar um exemplo simples: nos dias atuais uma pessoa residente em Rio Branco-AC, pode fazer uma graduação ou mestrado à distância, vinculado a universidades de São Paulo-SP. Desta forma o aluno interage com o professor com equipamentos sofisticados de áudio e vídeo, podendo fazer perguntas, provas, exercícios e diversas outras atividades todas on-line.
O que poderia ser adicionado no ensino à distância para melhorar a interação do aluno com o professor seria o uso da telepresença. Esse tipo de método é muito usado atualmente por diversas empresas por ser uma solução de comunicação de vídeo com excelente definição, onde os elementos sonoros, visuais e físicos de um ambiente de reunião são projetados para criar uma experiência como jamais foi vista anteriormente, fazendo uma imersão dos participantes. Essa sensação efetiva da telepresença imersiva somente ocorre quando as salas conectadas são idênticas ou quase idênticas em praticamente tudo, como por exemplo: decoração, móveis e equipamentos eletrônicos para garantir a percepção real aos participantes da conexão.
Com isso podemos criar um objetivo principal da Telepresença que é permitir que as pessoas em diferentes locais se comuniquem frente a frente como se estivessem no mesmo setor de trabalho ou ambiente. Isso é uma experiência com qualidade de comunicação impressionante até mesmo para as pessoas que já estão familiarizadas com a tradicional videoconferência.
Portanto podemos dizer que a telepresença é uma forma de videoconferência, que abrange diversos cuidados como, posicionamento da câmera, iluminação, áudio até a disposição de participantes no ambiente. Esta nova forma veio para eliminar os problemas existentes com a tradicional videoconferência, onde com muita frequência, usuários queixavam-se de não conseguir ouvir bem as pessoas ou de simplesmente vê-las. Com isso professores e alunos se sentirão mais a vontade para debater assuntos diversos e sem dúvida melhorar a qualidade de ensino.
...