Trabalho conclusao de curso
Por: Filipyss • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.069 Palavras (21 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1] [pic 2] [pic 3][pic 4]
ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO
Gabriela Terini
Isabella Duarte
Luiz Filipi
Mariana Monteiro
Milena Gastaldo
LGBT
São Bernardo do Campo
2015
Gabriela Terini
Isabella Duarte
Luiz Filipi
Mariana Monteiro
Milena Gastaldo
LGBT( Lebiscas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis)
Trabalho de pesquisa, apresentado a Banca Examinadora da Escola Estadual João Ramalho como parte das exigências para composição da nota do 4º Bimestre.
São Bernardo do Campo, ____ de _____________ de _____.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. Daniela (prof. Orientadora)
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
São Bernardo do Campo
2015
Dedicatória
Dedicamos este trabalho aos nossos professores, que estiveram sempre presentes para que pudéssemos fazer este trabalho da melhor forma possível, nos motivando e fazendo com que nós nos empenhássemos cada vez mais.
Agradecimentos
Agradecemos ao MEC pelo Programa Ensino Médio Inovador que nos permitiu realizar este trabalho; à Direção, Coordenação e Corpo Docente da Escola E.E. João Ramalho que nos apoiou em toda a construção deste trabalho; às nossos professores e principalmente nossa orientadora Daniela que nos guiaram no caminho para construção deste trabalho.
Agradecemos também aos nossos amigos, que contribuíram muito, nos ajudando na realização do trabalho.
Resumo
Abstract
Índice
Conteúdo
Introdução
Localização da Argentina
A política na América Latina
Golpes militares
Grupos opositores
Estratégias utilizadas
As mães da Praça de Maio
O fim da ditadura
Julgamentos dos ditadores
A situação política atual
Obras de arte da ditadura
Referências Bibliográficas
Introdução
Localização
A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possuindo três fronteiras terrestres, duas com o Canadá, e uma com o México, sendo que o restante do país faz fronteira com o Oceano Pacífico, sua densidade é 33,49 hab./km2 . O seu idioma oficial é inglês (oficial) seus climas são temperado continental, árido tropical, árido frio, montanhas e subtropical.
[pic 5]
LGBT
Antes de começarmos a falar sobre o histórico LGBT, primeiro precisamos entender o que realmente é o LGBT. É uma sigla que designa lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Em determinados locais no Brasil a letra T que representa travestis e transexuais nos movimentos, também fala sobre os transgêneros, ou seja, pessoas que não se alinham de modo continuo ao sexo que foi designado no nascimento. Alguns sendo: crossdressers, drag queens, transformistas, entre outros...
No sujeito político desse movimento pode-se perceber que há uma diversidade de questões envolvidas sendo as predominantes a gênero e a sexualidade. O movimento brasileiro nasceu no final dos anos 1970 que até então era os homens homossexuais, porém nos primeiros anos desse movimento as lésbicas começam a se afirmar como sujeito político autônomo. Nos anos 1990 entram os travestis e logo depois os transexuais que começam a participar de modo mais orgânico. Logo no inicio do ano 2000, os e as bissexuais começam a se fazer visíveis e cobrar reconhecimento no movimento, a categoria “homossexuais” é bastante recente até mesmo nas sociedades ocidentais. O movimento brasileiro que nasceu no final dos anos 1970 era predominado por homens homossexuais.
Segundo a literatura, a criação da categoria “homossexual” e sua associação á idéia de patologia, estariam ligadas a uma estratégia política de dissociar á pratica sexual de pessoas do mesmo sexo em idéia de crime ou fragilidade moral, logo depois essa classificação se popularizou e chegou ao senso comum. Todo processo relativo a “comportamento homossexual” foi permeado por conflitos com categorias locais. Mesmo assim não podemos subestimar a importância dos discursos médico e legal para tal constituição, a bibliografia remete o nascimento do movimento homossexual ao final da década de 1940.
Siglas
Como a própria sigla e o seu conceito indicam não é necessário ter traços ou características homossexuais para se identificar dentro do conceito LGBT, os simpatizantes também são englobados, visto que prestam o seu apoio a toda esta comunidade. Exploremos então cada um dos elementos desta sigla de como a que se perceba quem de facto pode ser considerado LGBT:
Lesbianismo é a divisão social em que as mulheres foram chamadas sexualmente e amorosamente por outras mulheres. Mulher que é atraída verdadeiramente e sexualmente por pessoas do mesmo sexo. Não necessariamente ter tido, precisamente, relações sexuais com outras mulheres para se distinguirem como lésbicas.
...