A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Por: sayozinha • 18/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.100 Palavras (13 Páginas) • 438 Visualizações
- INTRODUÇÃO
- Delimitação do tema
Este trabalho procura mostrar como a organização precisa planejar estrategicamente a comunicação interpessoal assertiva visando realizar melhorias nos relacionamento na empresa. A comunicação de uma forma ou de outra acontece em meio a todos é uma troca de ideias, de informações entre dois ou mais indivíduos. O objetivo da comunicação assertiva é o entendimento de ambos os lados (emissor e receptor). O cuidado maior é quanto à mensagem ser entendida, a assertividade acontece quando, obrigatoriamente, há entendimento.
Cada qual tem o seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo o seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.
O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. Nesse sentido a área de relações interpessoais tem importante papel a exercer que é o de administrar estrategicamente a comunicação das organizações capitalizando a sinergia das áreas. Ouve-se continuamente que na área de comunicação é necessário ser estratégico, e foi pensando em contribuir com o aperfeiçoamento da área que tivemos a preocupação com o planejamento para o processo.
Assertividade é ir direto ao ponto sem iludir nem deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é uma virtude, mesmo que isso signifique dizer não e desagradar ao outro.
O participante aprende a avaliar a sua maneira de comunicar-se partindo do autoconhecimento e do conhecimento do outro com quem interage, refletir sobre a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e, a emitir mensagem com intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes identificando os direitos, deveres e os benefícios do comportamento assertivo para o melhor desempenho pessoal e profissional.
Potencializar, através do desenvolvimento de técnicas e estratégias, tornando-se assertiva e efetiva junto aos colaboradores e gestores fortalecendo assim, a construção de bons resultados, mesmo sob pressão.
1.2 Justificativa
O procedimento investigativo justifica-se pela grande relevância do processo comunicativo exitoso, para o alcance de metas dentro das empresas. Na atualidade, diferentes gerações de funcionários convivem no ambiente de trabalho, utilizando linguagens peculiares. Tal fato dificulta a compreensão de muitos discursos. Acredita-se, portanto, como importante oferecer possibilidade de melhor entendimento entre os indivíduos por meio da utilização de um código linguístico comum a todos, que apresente características da comunicação assertiva.
- OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
- Analisar como é possível desenvolver a comunicação assertiva, entre os colaboradores do setor de trabalho.
2.2. Objetivos Específicos
- Desenvolver a comunicação assertiva.
- Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
- Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
- Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de
comunicação.
2.3. Organização do Trabalho
O presente trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo foi apresentado o tema que irá ser debatido e qual a justificativa da escolha, seguido da classificação de seus objetivos e organização do trabalho.
No segundo capítulo foram apresentados os objetivos para desenvolver uma melhor comunicação.
No terceiro capítulo foi exposto o referencial teórico com o objetivo de valorizar o trabalho.
No quarto capítulo foi apresentada a metodologia do trabalho.
No quinto capítulo foram relatadas as considerações finais sobre o trabalho realizado.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- A importância da comunicação interpessoal assertiva
A forma como os funcionários interagem uns com os outros define aquilo que é comumente referido como a "cultura" da organização. Práticas culturais específicas são geralmente adotadas porque produzem conseqüências benéficas para o grupo que as pratica (Glenn, 1988).
A comunicação assertiva tem grande importância principalmente no ambiente de trabalho, o comportamento de cada funcionário contribui de alguma maneira para o produto final no serviço prestado pela empresa.
Quando se propõe uma mudança cultural (mudança em alguns dos comportamentos de funcionários) é preciso ter clara a ligação entre as mudanças propostas e as conseqüências que essas trarão para a empresa. Quando um funcionário aponta os erros de um outro de forma agressiva, é provável que tal comentário gere uma reação emocional negativa naquele que recebe a informação. Tal reação emocional pode diminuir a probabilidade da informação sobre o desempenho (feedback) alterar o comportamento de quem a recebeu. Assim, a forma como os funcionários interagem uns com os outros é extremamente importante já que afeta diretamente como informações são recebidas e possivelmente interpretadas (Solomon, Brehony,Rothblum, & Kelly, 1983). A sociedade produz muitos textos, porém, se comunica muito pouco.
“A comunicação é um sistema aberto (sic) é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo...”. Torquatto (1986).
Entretanto, embora a teoria da comunicação objetive muito a comunicação clara e eficiente, percebe-se que:
“O grande desafio da comunicação na sociedade moderna é se fazer ouvir em meio a tanto barulho. Cotidianamente, cada pessoa é bombardeada por milhões de informações e estímulos. Diante da impossibilidade de processar e reter todas as informações, a mente humana tende a simplificar o que é recebido, aceitando apenas aquilo que lhe interessa.” (FALCÃO, GRANDI, MARINS.,1992, p. 61)
...