A Realização de Obras Audiovisuais Baseadas Nas Obras Literárias Utilizando Mídias Móveis
Por: hold the door • 5/6/2016 • Abstract • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 336 Visualizações
PROPOSTA DE PROJETO*
WADSON VINICIUS SILVA
ENDEREÇO RESIDENCIAL: Rua 807. Qd: P. Lt: 04. Vila Santa Isabel. Goiânia – Goiás.
CONTATO: (62) 81424627 / (64) 99551755
E-MAIL: wadsonalvim@gmail.com
INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Estadual de Goiás
CURSO: Cinema e Audiovisual
TÍTULO DO PROJETO: Do Livro ao Filme – A realização de obras audiovisuais baseadas em obras literárias utilizando mídias móveis.
CINEMA E AUDIOVISUAL UEG:
O curso é novo, teve início em 2006, e sua primeira turma formada em 2009, já que o curso tem 4 anos de duração. Passou por quatro alterações na sua matriz curricular e caminha para o reconhecimento pelo MEC. O curso utiliza o sistema anual e não sistema semestral como na maioria dos cursos de graduação.
O curso era de comunicação social, Comunicação Social/Audiovisual pra ser mais exato, então devemos esperar entre os primeiros anos uma formação intelectual próxima dos cursos de jornalismo, publicidade e relações públicas que encontramos em outras faculdades e universidades. Filosofia, antropologia e sociedade brasileira por exemplo, são matérias encontradas no primeiro ano. É claro que também temos bastantes trabalhos envolvendo prática. Contamos com um laboratório a disposição dos alunos, o LIS (laboratório de imagem e som). Ao longo do curso são desenvolvidos muitos trabalhos audiovisuais, onde ganhamos mais experiência com os equipamentos como câmeras, microfones, iluminação e computadores para a edição de imagem e som.
O curso sempre foi voltado principalmente para a área cinematográfica, por isso no ano de 2013 foi feita a alteração no nome para Cinema e Audiovisual, mas isso não interfere caso o aluno queira trabalhar com vídeos publicitários, documentários, rádios e internet.
TEMA E PROJETO:
Cinema e literatura são artes que historicamente tem se aproximado cada vez mais. Uma se alimenta da outra e as duas tem evoluído juntas. Atualmente ainda existe a preocupação de que a adaptação cinematográfica cumpra o papel de fidelidade com a obra literária, trazendo à tona os elementos constituintes como personagens, enredo e sentimentos dos personagens. Nesse sentido o filme consegue realizar o papel de trazer os elementos narrativos sem grandes alterações, conseguindo buscar a essência contida no roteiro da obra literária.
Nos dias atuais a leitura tem migrado para o campo virtual, não que ela esteja diminuindo, mas mudando dos livros para o computador, tablet ou outro dispositivo. Hoje temos mais acesso a leitura do que em outrora, mas nem toda essa leitura é literária ou acontece em busca de alguma aprendizagem, haja visto a grande quantidade de conteúdo na internet, assim as pessoas leem qualquer conteúdo e não se importam muito com a grande quantidade de livros, revistas, manuais, enciclopédias e outros conteúdos que estão disponíveis de forma gratuita. O mesmo se dá no campo audiovisual, onde a facilidade de consumir conteúdo audiovisual é muito grande, mesmo em lugares em que não há cinemas podemos perceber que existe ligação das pessoas com o obras audiovisuais, adquirida principalmente pela televisão, mas essa proporção tem aumentado gradativamente pela internet. Cada vez mais as pessoas estão consumindo conteúdos de forma gratuita ou pagando um baixo valor. Com isso pretendemos unir os dois fatores para gerar um conteúdo que uni literatura e cinema para criar um conteúdo com suas próprias características.
A escolha da presente proposta se dá em razão de meu conhecimento em relação a produção com mídias móveis, realizei oficinas no projeto Telinha de Cinema da ONG Casa da Árvore no ano de 2012, e ministrei uma oficina de produção de videoclipe utilizando mídias móveis para alunos de escolas públicas da região no ano de 2013 pela III SAU – Semana do Audiovisual do Curso Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. E de acordo com o curto prazo de 03 dias que temos para a execução do projeto, entendo que será tempo suficiente para que os alunos adquiram noções básicas de produção audiovisual, realizem as filmagens, e finalizem os projetos.
Entendo que não tenho grande consciência na área pedagógica, mas tenho experiência no âmbito audiovisual e literário, com isso penso que mesmo não tendo grandes conhecimentos como educador, o conteúdo e as experiências repassaras aos alunos serão fácil compreensão e de grande valor, assim estimulando a leitura e utilizando a tecnologia para fins criativos.
JUSTIFICATIVA:
A presente proposta de projeto, como dito anteriormente, tem como objetivo estimular a leitura dos alunos e fazer com que eles olhem as tecnologias de hoje como fonte de criação e aprendizagem, e não só como meio de interação social. Alunos de escolas públicas geralmente tem menos acesso a informação que o necessário, e menos acesso ainda a obras artísticas e literárias, assim parto do princípio que os alunos que participarão da oficina de alguma forma se interessam pelo tema, mesmo com suas limitações. Ou são curiosos querendo realizar uma nova descoberto, ou tem um conhecimento prévio sobre o tema e querem se aprofundar nele, com isso o interesse e sua dedicação será elevada, sabendo que estão ali para participar de um projeto onde eles serão alunos e professores, estão a pé de igualdade com todos e partirão suas experiências, tanto literárias como audiovisuais com todos ali presentes. Assim tudo isso será algo que no futuro, quem sabe, acarretara na criação de novos realizadores audiovisuais, ou leitores assíduos, ou simplesmente os estimule a buscar novas formas de conhecimento e interagir com seus colegas de forma a realizar atividades em grupo.
...