Capitulo 2 etica na fisioterapia
Por: waggam • 8/4/2015 • Projeto de pesquisa • 387 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
Ética é um dos mecanismos de regulação das relações sociais do homem que busca harmonizar interesses individuais e coletivos.
A moral é o conjunto de princípios, valores e normas que regulam a conduta humana, tratando-se do aspecto coletivo, onde em um mesmo contexto social, pode haver diferentes morais fundadas em valores e princípios diferenciados.
A ética é voltada para o indivíduo, ligando o íntimo da pessoa a valores, princípios e normas morais, onde nenhuma fonte externa pode impor convicções. Sendo assim, cada pessoa é responsável por definir sua ética.
Quando estudamos a disciplina Ética, falamos sobre a reflexão crítica do comportamento humano buscando o “bem estar” da vida em sociedade. Através da ética, buscamos justificar o que deve ser feito e o que pode ser feito, o que devemos aprovar ou desaprovar, o que é justo ou injusto.
A abordagem ética contemporânea aceita diversos enfoques, posturas e valores. É multiprofissional, relacionada a diversos campos da área da saúde. Com perspectiva autônoma e humanista, vê o homem de forma global, utilizando a linguagem dos direitos.
As normas ético-morais possuem um campo de atuação muito mais amplo que as normas jurídicas. Enquanto o comportamento ético requer convicções pessoais buscando harmonizar o convívio coletivo de forma livre e consciente, o Direito impõe as normas jurídicas sem exigir convicção pessoal, pois são obrigatórias.
Devemos distinguir Ética de Deontologia, que no caso da deontologia, constitui um conjunto de deveres para um comportamento adequado, sempre indicando negação, proibição e impedimentos às ações dos profissionais.
Corrente teleológica: Ética das consequências, dos resultados. Avalia uma ação eticamente por seus resultados, pelo alcance dos objetivos da ação empreendida. Busca ressaltar as consequências nas decisões a serem feitas. No campo da saúde significa que, quando existir duas opções, deve-se escolher aquela que trouxesse mais benefícios ao maior número de pessoas. Quando as alternativas se equivalessem no balanço entre o bem e mal, o agente ético tem direito moral de escolher entre qualquer uma delas.
Corrente de pensamento ético deontológico: Leva em conta a racionalidade do ser humano, as decisões devem ser baseadas na razão, afirmando que a moralidade provém da racionalidade e não da experiência.
Na prática cotidiana da saúde, as decisões tomadas se mesclam em ambas as posições éticas. Para os deontologistas, a veracidade é um dever. Já para os utilitaristas, dependendo do caso, mentir pode ser eticamente certo ou errado, dependendo dos resultados acarretados.
...