Cinema - Analise Filmica Dogville
Por: Ana Izidoro • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 303 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
DOGVILLE
Sinopse: Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsteres. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o autodesignado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.
Primeiro filme de uma trilogia chamada “ E.U.A Terra das oportunidades”
Sinopse retirada de: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-28927
-O filme Dogville é contado em um prólogo e nove capítulos.
-Minimalista
-Narrador em off
-Pós- Moderno
-Ideia de Cenografia teatralizada
-Retrata recessão pós-crise de 29
-Só existe a questão de perspectiva pelo narrador
-Som Diegético
-Espectador é muito importante, pois ele vê tudo que esta acontecendo
-Dogma 95
-Passagens de tempo feitas pela luminosidade com as cores: Branco, Preto e em uma parte especifica alaranjado
-Não há profundidade de campo
-Existência de alguns elementos essenciais no filme para identificação do espaço e das estações do ano
-Close- ups explorados frequentemente, tornando bastante nítido as expressões faciais dos personagens
-Na cena do 1º estupro sofrido por Grace, Tom aparece e há uma impressão de ele estar olhando para ela devido a falta de paredes, criando uma certa tensão ao espectador.
-O efeito da luz mostra a Grace como Dogville realmente é, uma cidade sombria, representando o extremo da condição humana.
-Na cena final Grace vê o que o espectador já via desde o começo
-O filme é uma crítica política pessimista estadunidense dos anos 30.
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