Como em algumas pesquisas os Estados Unidos se tornaram essa potencia
Por: Caio Dias • 30/9/2016 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Como em algumas pesquisas os Estados Unidos se tornaram essa potencia
Há 70 anos, o mundo via um dos maiores atentados da historia da humanidade, no dia 6 de agosto de 1945, dois aviões voavam em direção a Nagasaki e Hiroshima, para soltarem bombas em resposta ao ataque a Pearl Harbor. Nesses aviões continha bombas de Uranio e Plutônio e o resultado dessas bombas foi morte e destruição. Esses foram os famosos ataques a Hiroshima e Nagasaki, a primeira cidade foi tema do livro de John Hersey, que foi até a cidade conversar com sobreviventes do ocorrido, lá ele encontrou seis historias distinta, mas que se encontram por um fato único.
A guerra já estava quase no fim e a batalha na Europa, onde foi travada entre os Aliados e as Potencias do Eixo, havia se encerrado com a morte dos ditadores Benito Mussoulini e Adolf Hitler, mas a guerra ainda era travada no pacifico entre os americanos e japoneses, então após os ataques a Pearl Harbor, os Estados Unidos colocaram em prática o plano de fazer com que os eles se rendessem e acabar de vez com a guerra, pensando na lei de talião “Olho por Olho Dente por Dente”, os americanos jogaram do alto dos dois aviões denominados B-29 o “Little Baby” que nada foi de duas bombas atômicas. Quando ela foi solta, a bomba estourou um pouco antes de chegar ao solo, destruiu tudo que tinha pela frente e não só a cidade, o seu alcance chegou até dois mil metros do epicentro.
Mas, porque que os japoneses não previam aquele ataque? Não foi soado o alarme antiaéreo? Essa era uma das perguntas mais frequentes do livro o Sr. Matsui e a Sra Nakamura se perguntara também, o porquê não foi soado o alarme antibomba. A Sra. Nakamura tinha três filhos, e no dia da explosão ela resgatou suas crianças como se fosse uma leoa, até mesmo brigando com eles sobre uma perna quebrada de sua filha.
Certo cientista alemão fugido da guerra para os Estados Unidos estudava dois minérios presentes no solo do planeta, o Plutônio e Uranio, e também que se pudesse fazer com que as moléculas esquentassem ao tocassem umas as outras, poderiam causar um efeito de explosão. A partir dai foi criado à teoria da bomba nuclear, que mais pra frente foi criada por alguns outros cientistas do exercito.
Mas os americanos nunca tinham feito testes em larga escala, mas assim mesmo levaram a bomba para serem lançadas pelos seus aviões no Japão. Mas o que foi um ataque suicida, ou melhor, um ataque kamikaze a um porto onde estavam atracados alguns navios, do que centenas de milhares de pessoas mortos e com consequências para família futura delas também por “herança” de uma bomba atômica.
O minério chamado plutônio que foi estudado por diversos cientistas, eram usados para tirar raio-x e uma grande exposição a esse minério, poderia causar diversos problemas de saúde das pessoas. Tempos depois além do plutônio um acidente envolvendo uma usina na Europa. Mas tudo isso é para dizer que uma bomba atômica, pode causar acidentes gigantescos, no livro tem o impacto da destruição foi que a cidade de Hiroshima teve que se refazer do começo, a partir dai os edifícios foram reconstruídos, mas e a população?
Algumas delas eram chamadas de “Hibakusha”, foram sobreviventes que foram destruídos pela bomba assim como o futuro delas também.
Um clarão branco e uma força estrondosa fazia derrubar todos os edifícios a pelo menos dois mil quilômetros de distancia do epicentro da bomba, e a maioria desses edifícios eram de hospitais, que tinham pacientes.
...