Comunicação Pública no Brasil
Por: 040920152020 • 29/8/2017 • Artigo • 2.567 Palavras (11 Páginas) • 389 Visualizações
COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Políticas e sistemas em Comunicação
Resumo:
Este artigo aborda o tema Comunicação pública e como essa vem sendo desenvolvido no Brasil. Também é feita uma análise sobre o portal Vote na Web, para maior compreensão do assunto.
Palavras-chaves: Comunicação pública; comunicação pública no Brasil; Vote na web.
Introdução
Comunicar é uma das necessidades básicas do ser humano. Quando olhamos a definição da palavra no dicionário temos a seguinte definição:
s.f. Ação de comunicar: estar em comunicação com alguém. / Aviso, mensagem, informação: comunicação de uma notícia. / Psicologia Transmissão da informação no interior de um grupo, considerada em suas conexões com a estrutura desse grupo. / Meio de ligação: vias de comunicação. (AURÉLIO, 2014)
Tomando essa definição mais simples, já podemos conferir a comunicação como um ato de troca. Em sua história é possível ver que é através dela que as pessoas trocam informações, conhecimentos, histórias, pontos de vistas, seja de uma pessoa para outra ou dentro de um grupo,ou instituições e pessoas. Nesse contexto nasce o termo Comunicação Pública, que embora apresente várias interpretações dependendo do ambiente em que está inserido, parte de questões que envolve o interesse público, ou seja, o interesse dos cidadãos.
Conceituar Comunicação Pública não é uma tarefa fácil, já que este termo apresenta várias interpretações e a sua notoriedade nas discussões são bem recentes. Até os anos 90, por exemplo, havia apenas um autor que debatia sobre. Pierre Zémor, é considerado por muitos autores o primeiro estudioso a debater o termo. O seu livro La Communication Publique - ainda sem tradução oficial para o português - é base para muitos estudiosos que tem aparecido no ramo, e é a principal referência para a Comunicação Pública na América Latina.
Diante dos fatos mencionados, esse artigo visa debater acerca Comunicação Pública no Brasil, buscando compreender como esta vem sendo compreendida e usada no nosso país. Por isso, será considerado alguns fatores históricos, uma reflexão e definição do termo tomando como base alguns estudiosos brasileiros da área. O artigo passará primeiro pelas várias interpretações do termo, depois como ele vem sendo adotado no nosso país. Também será feita a análise de um caso, o Vote na Web, parra maior compreensão dos assuntos abordados.
Comunicação Pública: um conceito em construção
Os estudiosos da América Latina tem como principal base para a construção de suas reflexões o escritor Pierre Zémor, autor do livro La communication publique. No Brasil, uma dessas pessoas é a pesquisadora Elizabeth Pazito Brandão. Tomando o pensamento de Brandão como base (2012) hoje é possível identificar cinco áreas de atuação e atividades da Comunicação pública (CP) no mundo.
A primeira diz respeito a CP em muitos países identificada com os conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional, ou seja, analisar e montar estratégias no interior da organização. Aqui, a comunicação é tratada de forma estratégica e muito bem planejada, visando “criar relacionamento com os diversos públicos e construir uma identidade e uma imagem dessas instituições, sejam elas públicas/privadas” (BRANDÃO, p1, 2012). A comunicação pública nesse sentido, tem como objetivo atingir o mercado, transmitir uma personalidade e uma visão da instituição ou organização.
O segundo identifica a comunicação pública como uma comunicação científica, ao qual segundo a autora engloba uma variedade de estudos e atividades cujo objetivo é “despertar o interesse da opinião pública em geral pelos assuntos da ciência” (BRANDÃO, p.3, 2012). Aqui podem ser abordados assuntos relacionados a agricultura, a saúde, preocupações sociais, políticas e econômicas.
Já o terceiro campo torna a CP uma comunicação do Estado ou governo. Segundo a professora, (2012) “Nessa acepção, deve-se-ia entender a comunicação pública como um processo comunicativo das instâncias da sociedade que trabalham com a informação voltada para a cidadania”. Ou seja, trata-se de uma forma do governo prestar contas das suas ações para a sociedade. Segundo Brandão (2012), a comunicação pode ter a preocupação de despertar sentimento cívico, motivar, educar, divulgar programas políticos, entre outros.
A penúltima entende a comunicação pública como uma comunicação voltada para a política, ao qual é segundo a autora (2012) é possível ser entendida a partir de dois pontos de vista. o primeiro, em que se utilizam instrumentos e técnicas da comunicação para expressar posicionamentos políticos, e o segundo com relação às constantes disputas entre os proprietários de veículos e detentores das tecnologias de comunicações.
Para finalizar, o último conceito toma a comunicação pública como uma estratégia de comunicação da sociedade organizada. Entende-se que é papel do Estado manter uma via de mão dupla, isto é, ter consciência de que as responsabilidades públicas não são exclusividade do governo, mas de toda sociedade. Nesse sentido, infere-se que:
Trata-se de práticas e formas de comunicação desenvolvidas pelas comunidades e pelos membros do terceiro setor ou movimentos sociais ou populares que também é conhecido com comunicação comunitária e/ou alternativa. Aqui, entendep-se a prática da comunicação a partir da consciência de que as responsabilidades públicas não são exclusivas do governo, mas de toda sociedade. (BRANDÃO, 2012, p.07)
Dando continuidade a esse raciocínio, Brandão nos diz que é possível encontrar um ponto comum entre as cinco questões. Este ponto pode ser entendido como:
(...) um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade com o objetivo de informar para a construção da cidadania. É com este significado que no Brasil o conceito vem sendo construído, sobretudo por força da área acadêmica que tem direcionado seu pensamento para esta acepção. (BRANDÃO, 2012, p. 09).
Além de Brandão, outros autores buscaram compreender a comunicação pública. Jorge Duarte (2014), seguindo um outro caminho, mas contemplando a visão da escritora, afirma que a comunicação pública tem origem na comunicação governamental, sendo a sua evolução condicionada à transformação da sociedade. Para o autor, a comunicação pública acontece no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais:
...